5 Doenças Provocadas pelo Frio Ocupacional




 Chegamos ao Inverno à estação do ano em que as temperaturas tendem a ficar mais baixas, porém existem profissões que em que seus trabalhadores tendem a ficar exposto ao Frio Ocupacional (diz respeito ao frio artificial gerado por câmaras frias, açougue, frigoríficos, operação portuária, pesca, mergulho, entre outras).

Pessoas que realizam este tipo de trabalho podem apresentar hipotermia, o que leva o organismo a entrar em vasoconstrição (redução do fluxo sanguíneo) com o objetivo de equilibrar a temperatura corporal. A diminuição da temperatura corporal para menos de 35ºC pode acarretar diversos danos à saúde profissional.

Caso a empresa não forneça os Equipamentos de Proteção Individual adequado para o trabalho, a realização das atividades será considerada insalubre.


5 Doenças Provocadas pelo Frio Ocupacional

Fenômeno de Raynaud
Alteração que deixa algumas áreas de corpo dormente e frias.

Frostbite
Caracterizada pela epiderme (congelamento da pele e da derme, tecido localizado abaixo).

Ulcerações
Danos ao tecido da pele que aparecem quando a temperatura chega a níveis abaixo do ponto de congelamento.

Pé de Imersão
Doença que acomete pessoas que trabalham com os pés expostos à água fria ou locais úmidos, causando estagnação do sangue e paralisação dos pés e pernas.

Hipóxia
Desencadeada pela diminuição de oxigênio no organismo, podendo levar o profissional a apresentar quadros de sonolência, cefaleia e fadiga mental e muscular. 

Comentários