Pular para o conteúdo principal

5 Passos para o Sucesso na Observação de Segurança do Trabalho



Uma empresa nunca irá conseguir alcançar a sustentabilidade da excelência nos resultados de segurança sem um processo estruturado que compreenda a exposição ao risco antes de ocorrer um acidente.

Para isso é importante que as organizações adotem um abordagem de coaching na segurança e montem uma estrutura da observação de segurança. Listamos cinco passos para o sucesso na observação de segurança do trabalho.

Passo 1:  Anunciar

O primeiro passo neste processo é fazer com que a pessoa que você tem a intenção de observar, saiba que você está presente.

É normal se perguntar “Se eles sabem que estou lá, eles provavelmente farão tudo certinho” Não seria maravilhoso? Pois bem, você deve se lembrar que um dos objetivos principais deveria ser ajudar os outros a criar novos hábitos, não estar ali para pegar um infrator.

Passo 2:  Observar

Depois que os colaboradores estão cientes que o gestor está observando os comportamentos, ele deve dedicar o seu tempo na tarefa principal de observação dos comportamentos. O que você irá procurar neles? A resposta idealmente é “O colaborador pode realizar a sua atividade de forma segura?” e “Eu estou observando algo que me preocupa?”

Existem alguns métodos para o procedimento de observação, são eles:

Vá para a ação;
Observe abertamente;
Observe centrado na situação;
Forneça feedback verbal;
Escreva os comentários;
Documente.

Passo 3:  Pergunte

Um dos principais aspectos de uma observação é determinar porque uma precaução foi tomada ou não. Esta ideia é um mecanismo efetivo que afeta as mudanças de comportamentos e prioriza iniciativas de melhoria.

É fácil se tornar complacente com uma tarefa executada frequentemente. É importante que o observado reconheça a racionalidade das decisões que ele faz tanto para aquelas que diminuem a exposição dos riscos, como também para aquelas que introduzem os riscos.

Se você observa uma precaução segura ou uma exposição ao risco, faça as perguntas mais apropriadas como:

“Por que você fez isso desta maneira?”;
“É este o jeito que você sempre faz?”;
 “Você se sente seguro fazendo isso?”;
“Existe uma maneira mais segura de fazê-lo?”;
“Você foi treinamento para fazer assim?”.

Passo 4: Reforce

As observações são oportunidades para apontar especificadamente os pontos positivos das coisas que as pessoas estão fazendo; de ênfase para os comportamentos seguros.

Você não está ali só para identificar culpados, o líder tem um papel importante no feedback, principalmente no positivo, assim ele encoraja novos comportamentos e hábitos seguros futuramente. A segurança não é a única responsável pela luta contra os acidentes, mas também o comportamento das pessoas perante a exposição dos riscos, fazer o que é certo é comprometimento!

Passo 5:  Expresse Preocupação

Quando o risco é identificado durante uma observação, a linguagem a ser utilizada como feedback é crítica. Se expressar demonstrando preocupação com o próximo é melhor do que dizer “você está em risco” ou “você não está seguro”.

Na observação você lida com confiança e respeito, portanto se o um observador demonstra preocupação de como a atividade está sendo realizada, isto oferece uma melhor resposta de quem está sendo observado. Lembre-se, você está lidando com pessoas! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância e como instalar e da tela tapume para isolamento de área.

Também conhecidas no meio da Construção Civil como tela tapume, a tela tapume possui duas finalidades básicas associadas ao isolamento de áreas: servir de barreira sinalizadora de obras (especialmente as viárias) e fazer o fechamento periférico de andares durante a construção. Trata-se de um dispositivo de segurança que geralmente é apresentado na cor laranja, de modo a chamar a atenção e cumprir sua função de sinalização. Qual a importância da tela tapume? As telas tapume são fundamentais para garantir a segurança dos profissionais que estão trabalhando na área isolada, bem como proteger os demais pedestres e veículos que podem estar passando pelo local. O dispositivo serve como delimitador de áreas com acesso restrito e potencialmente perigosas, ajudando na prevenção de acidentes em locais de risco e evitando a presença de pessoas desavisadas. Em geral, a tela tapume é fabricada em polipropileno, um plástico resistente e capaz de suportar chuva, sol e ventos. Este nã...

Capacetes de Segurança e suas Cores.

Você sabia da existência de uma norma regulamentadora que é totalmente responsável pela normatização do uso de EPI (Equipamento de Segurança Individual), equipamentos esses pensados para melhor segurança para dos funcionários de uma obra. O capacete de segurança é um deles, item obrigatório dentro de qualquer obra e exigidos quando: 1 – Quando as medidas de segurança da obra, não oferecem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais; 2 – Durante a implantação das medidas de proteção coletiva; 3 – No atendimento de situações de emergência; Ao longo dos anos, um padrão foi aparecendo dentro das obras, mesmo estabelecido pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção do Acidentes), porem esta norma não é definida oficialmente e as cores podem ser definidas pelas empresas. Veja o significado das cores dos capacetes a seguir: Cinza – Engenheiro Branco – Engenheiro e Mestre de Obras Azul – Pedreiros ...

Quais EPIs mais usados para membros superiores e inferiores.

Em geral, os EPIs destinados à proteção dos membros superiores correspondem a vestimentas e acessórios que protegem os braços e mãos do trabalhador, enquanto os dispositivos para proteção dos membros inferiores preservam as pernas e os pés dos riscos de acidentes de trabalho. EPIs para proteção dos membros superiores. A maioria das atividades laborais exige muito dos braços e mãos, mas existem algumas em que há mais ainda mais risco a esses membros. É o caso, por exemplo, de trabalhadores que operam máquinas de grande porte e equipamentos elétricos, que estão sujeitos a choque elétrico, queimaduras, cortes e perfurações, além de contato com agentes contaminantes. A lista básica de EPIs para proteção dos membros superiores inclui: Luvas de vaqueta ou luvas de raspa : servem para proteger as mãos contra produtos abrasivos, escoriantes e perfurocortantes; Luva isolante : preserva as mãos e braços contra choque elétrico; Luvas nitrílicas : indicadas para proteger o...