Uma
empresa nunca irá conseguir alcançar a sustentabilidade da excelência nos
resultados de segurança sem um processo estruturado que compreenda a exposição
ao risco antes de ocorrer um acidente.
Para
isso é importante que as organizações adotem um abordagem de coaching na segurança
e montem uma estrutura da observação de segurança. Listamos cinco passos para o
sucesso na observação de segurança do trabalho.
Passo 1: Anunciar
O
primeiro passo neste processo é fazer com que a pessoa que você tem a intenção
de observar, saiba que você está presente.
É
normal se perguntar “Se eles sabem que estou lá, eles provavelmente farão tudo
certinho” Não seria maravilhoso? Pois bem, você deve se lembrar que um dos
objetivos principais deveria ser ajudar os outros a criar novos hábitos, não
estar ali para pegar um infrator.
Passo 2: Observar
Depois
que os colaboradores estão cientes que o gestor está observando os
comportamentos, ele deve dedicar o seu tempo na tarefa principal de observação
dos comportamentos. O que você irá procurar neles? A resposta idealmente é “O
colaborador pode realizar a sua atividade de forma segura?” e “Eu estou
observando algo que me preocupa?”
Existem
alguns métodos para o procedimento de observação, são eles:
Vá
para a ação;
Observe
abertamente;
Observe
centrado na situação;
Forneça
feedback verbal;
Escreva
os comentários;
Documente.
Passo 3: Pergunte
Um
dos principais aspectos de uma observação é determinar porque uma precaução foi
tomada ou não. Esta ideia é um mecanismo efetivo que afeta as mudanças de
comportamentos e prioriza iniciativas de melhoria.
É
fácil se tornar complacente com uma tarefa executada frequentemente. É
importante que o observado reconheça a racionalidade das decisões que ele faz tanto
para aquelas que diminuem a exposição dos riscos, como também para aquelas que
introduzem os riscos.
Se
você observa uma precaução segura ou uma exposição ao risco, faça as perguntas
mais apropriadas como:
“Por
que você fez isso desta maneira?”;
“É
este o jeito que você sempre faz?”;
“Você se sente seguro fazendo isso?”;
“Existe
uma maneira mais segura de fazê-lo?”;
“Você
foi treinamento para fazer assim?”.
Passo 4: Reforce
As
observações são oportunidades para apontar especificadamente os pontos
positivos das coisas que as pessoas estão fazendo; de ênfase para os
comportamentos seguros.
Você
não está ali só para identificar culpados, o líder tem um papel importante no
feedback, principalmente no positivo, assim ele encoraja novos comportamentos e
hábitos seguros futuramente. A segurança não é a única responsável pela luta
contra os acidentes, mas também o comportamento das pessoas perante a exposição
dos riscos, fazer o que é certo é comprometimento!
Passo 5: Expresse Preocupação
Quando
o risco é identificado durante uma observação, a linguagem a ser utilizada como
feedback é crítica. Se expressar demonstrando preocupação com o próximo é
melhor do que dizer “você está em risco” ou “você não está seguro”.
Na
observação você lida com confiança e respeito, portanto se o um observador
demonstra preocupação de como a atividade está sendo realizada, isto oferece
uma melhor resposta de quem está sendo observado. Lembre-se, você está lidando
com pessoas!
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