Pular para o conteúdo principal

Conheça os principais tipos de estilete profissional



O estilete é uma ferramenta utilizada para corte. Há três modelos de estilete profissional, que costuma apresentar um tamanho maior, um fio mais poderoso na faca e mecanismos de segurança mais rigorosos, já que o risco de corte também é maior.

Uma ferramenta diferenciada e que deve ser manuseada somente por quem realmente necessita desse tipo de precisão. Em geral, esta é uma ferramenta utilizada no artesanato, na costura, em reformas em geral e até na construção civil.

Profissionais eletricistas também podem optar pela compra de um estilete profissional ao invés de um amador, de modo a garantir mais facilidade no corte de fios e mais precisão no cotidiano do seu trabalho.



Estilete circular

O estilete circular, também chamado de compasso de corte, é um dos tipos pouco conhecidos. Excelente para o uso em artesanato e corte e costura, proporcionando cortes redondos com máxima precisão.

Estilete multiuso

O estilete multiuso se parece com o comum, encontrado em papelarias. Mas a semelhança está apenas na aparência, pois este modelo de estilete possui um excelente punho plastificado ou emborrachado, além de botões de segurança e lâminas bastante afiadas.

Esses tipos de estilete geralmente podem ser encontrados com lâminas dos mais diversos tamanhos. As mais finas são indicadas para trabalhos mais delicados ou que precisam se encaixar em espaços menores, enquanto as maiores garantem mais precisão em cortes realizados em materiais mais rígidos ou de maior tamanho.

Estilete tipo bisturi

Este tipo de estilete garante o máximo de precisão no corte. Entre todos os tipos de estilete, este é um dos mais perigosos no manuseio, já que realiza cortes pequenos e bastante profundos.

Cuidados com os estiletes

Somente profissionais habilitados devem utilizar estiletes profissionais e qualquer outro tipo de ferramenta de corte. Durante o manuseio, é preciso direcionar a lâmina para o lado contrário das mãos do operador, de modo a evitar acidentes graves.

Além disso, não deve ser aplicada força no corte com nenhum dos tipos de estiletes, já que isso pode prejudicar o fio da lâmina e ainda resultar em um corte pouco preciso. Para garantir traços mais retos, uma régua ou apoio pode ser utilizado.

Também é necessário trocar a lâmina sempre que ela apresentar pouco fio ou indícios de desgaste, como ferrugem. As lâminas devem ser sempre utilizadas de acordo com o tamanho do apoio e dependendo do grau do fio, deve-se apostar no uso de EPIs para ferramentas de corte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância e como instalar e da tela tapume para isolamento de área.

Também conhecidas no meio da Construção Civil como tela tapume, a tela tapume possui duas finalidades básicas associadas ao isolamento de áreas: servir de barreira sinalizadora de obras (especialmente as viárias) e fazer o fechamento periférico de andares durante a construção. Trata-se de um dispositivo de segurança que geralmente é apresentado na cor laranja, de modo a chamar a atenção e cumprir sua função de sinalização. Qual a importância da tela tapume? As telas tapume são fundamentais para garantir a segurança dos profissionais que estão trabalhando na área isolada, bem como proteger os demais pedestres e veículos que podem estar passando pelo local. O dispositivo serve como delimitador de áreas com acesso restrito e potencialmente perigosas, ajudando na prevenção de acidentes em locais de risco e evitando a presença de pessoas desavisadas. Em geral, a tela tapume é fabricada em polipropileno, um plástico resistente e capaz de suportar chuva, sol e ventos. Este nã

Quais EPIs mais usados para membros superiores e inferiores.

Em geral, os EPIs destinados à proteção dos membros superiores correspondem a vestimentas e acessórios que protegem os braços e mãos do trabalhador, enquanto os dispositivos para proteção dos membros inferiores preservam as pernas e os pés dos riscos de acidentes de trabalho. EPIs para proteção dos membros superiores. A maioria das atividades laborais exige muito dos braços e mãos, mas existem algumas em que há mais ainda mais risco a esses membros. É o caso, por exemplo, de trabalhadores que operam máquinas de grande porte e equipamentos elétricos, que estão sujeitos a choque elétrico, queimaduras, cortes e perfurações, além de contato com agentes contaminantes. A lista básica de EPIs para proteção dos membros superiores inclui: Luvas de vaqueta ou luvas de raspa : servem para proteger as mãos contra produtos abrasivos, escoriantes e perfurocortantes; Luva isolante : preserva as mãos e braços contra choque elétrico; Luvas nitrílicas : indicadas para proteger o

Capacetes de Segurança e suas Cores.

Você sabia da existência de uma norma regulamentadora que é totalmente responsável pela normatização do uso de EPI (Equipamento de Segurança Individual), equipamentos esses pensados para melhor segurança para dos funcionários de uma obra. O capacete de segurança é um deles, item obrigatório dentro de qualquer obra e exigidos quando: 1 – Quando as medidas de segurança da obra, não oferecem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais; 2 – Durante a implantação das medidas de proteção coletiva; 3 – No atendimento de situações de emergência; Ao longo dos anos, um padrão foi aparecendo dentro das obras, mesmo estabelecido pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção do Acidentes), porem esta norma não é definida oficialmente e as cores podem ser definidas pelas empresas. Veja o significado das cores dos capacetes a seguir: Cinza – Engenheiro Branco – Engenheiro e Mestre de Obras Azul – Pedreiros