Glossário: 5 Termos Fundamentais para a Segurança do Trabalho



A segurança do trabalho é um conjunto de medidas que visam a prevenção de acidentes, doenças ocupacionais e outras formas de danos à saúde do profissional. Para facilitar a compreensão de todos e promover a segurança dentro das organizações, foi desenvolvido um glossário que traz a definição de todos esses termos. Confira a seguir alguns dos principais termos técnicos que fazem parte desse material:


5 Termos Fundamentais para a Segurança do Trabalho


Acidente de trabalho

O acidente de trabalho pode ser entendido como aquele que acontece no exercício do trabalho ou no trajeto de ida e volta, causando lesão corporal ou perturbação funcional que podem levar a morte, perda ou redução permanente ou temporária da capacidade laboral do acidentado.


Adicional de insalubridade

O adicional de insalubridade é uma compensação paga aos trabalhadores que atuam em ambientes com presença de agentes nocivos à saúde, ficando expostos a riscos. Esse benefício é dividido em três graus:

40% de adicional sobre o salário para insalubridade grau máximo;

20% para insalubridade grau médio;

10% de adicional para grau mínimo.


Doenças ocupacionais

As doenças ocupacionais são aquelas que podem ser adquiridas e desencadeadas por conta das características da atividade profissional. É o caso, por exemplo, da perda da audição comum em motoristas de ambulância e profissionais da construção civil.


EPI

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são dispositivos utilizados para proteger a saúde e integridade física do trabalhador, tais como: luvas, máscaras de proteção, capacetes e botas de segurança.


NR

As Normas Regulamentadoras são responsáveis por estabelecer regras e fornecer orientações a respeito dos procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e medicina do trabalho. Hoje existem mais de 30 NRs que visam à segurança do trabalho.

Comentários