Pular para o conteúdo principal

7 hábitos de gerentes de segurança altamente eficazes


1. Reforce e elogie as boas práticas;

Elogiar as pessoas é uma opção mais efetiva do que puni-las. Então aproveite os momentos em que você percebe que o trabalhador está desenvolvendo as atividades de acordo com as práticas de segurança e elogie. Dessa forma, você irá aumentar a confiança dos trabalhadores e encorajá-los a manter esta postura. O ideal seria também que esta atitude viesse da alta gerencia, como diretores e supervisores.

2. Lidere como exemplo;

De nada adianta o gerente de segurança estipular que todos estejam de acordo com as práticas passadas no treinamento, se nem ele o faz. Os trabalhadores sempre irão ter o seu gerente como exemplo, é importante que ele tenha em mente que as suas ações influenciarão comportamentos futuros.

3. Responda de maneira rápida aos problemas;

Para ser efetivo, os gerentes de segurança devem reagir de maneira rápida aos problemas, independente de quando ou onde estiver. Se um colaborador não aderir a uma regra de segurança, o gerente de segurança precisa agir de forma rápida e assertiva, sem comprometer-se é claro. É importante lembrar que este trabalho é lidar diretamente com pessoas, apontar o dedo não irá justificar ou melhorar a situação, tenha sempre empatia.

4. Tenha uma abordagem pró-ativa;

O gerente de segurança deve trabalhar para antecipar problemas, especialmente aqueles relacionados aos comportamentos de riscos, antecipando, controlando ou eliminando qualquer risco. Para isso, mantenha reuniões pró-ativas com os colaboradores.

5. Trabalhe para a melhoria continua;

Foque em buscar sempre a melhoria continua e sobretudo simplificar a segurança. Pequenas melhorias fazem a diferença a curto e a  longo prazo. Fique atento ao pessoal recém contratado, há uma tendência que eles tenham um número maior de acidentes comparado com os trabalhadores mais experientes, tente simplificar as regras para que seja fácil de segui-las.

6. Esteja aberto sempre;

Garanta aos funcionários que qualquer mudança relacionada à eles ou às suas atividades, serão comunicadas. Avise que você estará monitorando, testando, trazendo visitantes ou até mesmo mudando os procedimentos de segurança, sempre comunicando a eles.

7. Comunicação!


Mantenha a boa comunicação com a sua equipe, a comunicação oferece a vantagem de identificar os problemas/riscos e como trabalhar em equipe para elimina-los. Promova a comunicação e mantenha sempre aberta, tente saber os nomes dos colaboradores, entenda suas dificuldades, suas vidas, crie um relacionamento com elas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância e como instalar e da tela tapume para isolamento de área.

Também conhecidas no meio da Construção Civil como tela tapume, a tela tapume possui duas finalidades básicas associadas ao isolamento de áreas: servir de barreira sinalizadora de obras (especialmente as viárias) e fazer o fechamento periférico de andares durante a construção. Trata-se de um dispositivo de segurança que geralmente é apresentado na cor laranja, de modo a chamar a atenção e cumprir sua função de sinalização. Qual a importância da tela tapume? As telas tapume são fundamentais para garantir a segurança dos profissionais que estão trabalhando na área isolada, bem como proteger os demais pedestres e veículos que podem estar passando pelo local. O dispositivo serve como delimitador de áreas com acesso restrito e potencialmente perigosas, ajudando na prevenção de acidentes em locais de risco e evitando a presença de pessoas desavisadas. Em geral, a tela tapume é fabricada em polipropileno, um plástico resistente e capaz de suportar chuva, sol e ventos. Este nã...

Capacetes de Segurança e suas Cores.

Você sabia da existência de uma norma regulamentadora que é totalmente responsável pela normatização do uso de EPI (Equipamento de Segurança Individual), equipamentos esses pensados para melhor segurança para dos funcionários de uma obra. O capacete de segurança é um deles, item obrigatório dentro de qualquer obra e exigidos quando: 1 – Quando as medidas de segurança da obra, não oferecem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais; 2 – Durante a implantação das medidas de proteção coletiva; 3 – No atendimento de situações de emergência; Ao longo dos anos, um padrão foi aparecendo dentro das obras, mesmo estabelecido pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção do Acidentes), porem esta norma não é definida oficialmente e as cores podem ser definidas pelas empresas. Veja o significado das cores dos capacetes a seguir: Cinza – Engenheiro Branco – Engenheiro e Mestre de Obras Azul – Pedreiros ...

Quais EPIs mais usados para membros superiores e inferiores.

Em geral, os EPIs destinados à proteção dos membros superiores correspondem a vestimentas e acessórios que protegem os braços e mãos do trabalhador, enquanto os dispositivos para proteção dos membros inferiores preservam as pernas e os pés dos riscos de acidentes de trabalho. EPIs para proteção dos membros superiores. A maioria das atividades laborais exige muito dos braços e mãos, mas existem algumas em que há mais ainda mais risco a esses membros. É o caso, por exemplo, de trabalhadores que operam máquinas de grande porte e equipamentos elétricos, que estão sujeitos a choque elétrico, queimaduras, cortes e perfurações, além de contato com agentes contaminantes. A lista básica de EPIs para proteção dos membros superiores inclui: Luvas de vaqueta ou luvas de raspa : servem para proteger as mãos contra produtos abrasivos, escoriantes e perfurocortantes; Luva isolante : preserva as mãos e braços contra choque elétrico; Luvas nitrílicas : indicadas para proteger o...