Tentar introduzir e estabelecer uma cultura de
segurança não é uma tarefa fácil, pois a cultura vai além de qualquer programa
de segurança, ela compartilha um propósito entre todos os níveis da empresa.
A cultura de segurança só tem a oferecer, quando
estabelecida da forma correta. Isso porque ela trabalha os hábitos, costumes e
visão sobre a segurança de todos os membros da empresa, por isso, nem sempre é
uma tarefa fácil.
Sabemos que a etapa primordial para que se
estabeleça uma cultura de segurança é a participação de todos da empresa, desde
o diretor até o trabalhador final.
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Atitudes da organização.
A atitude da organização envolve desde o diretor ao
trabalhador final, e este ponto afeta o sucesso da cultura de segurança da
empresa. É importante lembrar que sempre haverá resistência, mudanças assustam
não é mesmo? Por esse motivo as mudanças deve ser realizadas de forma positiva,
são alguns obstáculos de atitude que você poderá encontrar no caminho:
Falta
de confiança;
Medo
de mudanças;
Tratar
a mudança como um programa e não uma nova cultura;
Pensar
que é mais um processo sem o envolvimento dos funcionários;
Funcionários
que só se concentram nos erros dos outros;
Receio
de muito trabalho e esforço envolvido.
A forma mais efetiva de abordar questões de atitude
é tornar-se um líder de segurança. Mostre o seu comprometimento com a segurança
de forma pessoal e seja o exemplo.
2
Papéis e responsabilidades.
Papéis e responsabilidades devem ser determinadas desde
o começo, comunique e tenha certeza que cada um entenda seu propósito. É
importante envolver todos os níveis na etapa de planejamento, assim como na
execução, para garantir o apoio e aprovação de todos. A resistência ao
estabelecer a cultura neste caso pode vir de:
Falta
de compromisso por parte da liderança;
Falta
de responsabilidade e apoio da alta direção;
Esquecer
ou não envolver todos da organização;
Falta
de definição do papel da liderança.
Antes de mais nada, procure estabelecer todos os
papéis e responsabilidades. Crie um grupo de segurança que envolva
trabalhadores de todos os níveis e faça com que exista um mecanismo de
feedback, partindo dos trabalhadores.
3
O treinamento.
Ao realizar mudanças em um sistema ou cultura, você
deverá reservar tempo para treinar o seu time que irá liderar as mudanças e
ainda, tempo extra para as pessoas mudarem seus hábitos e costumes em relação a
segurança do trabalho. O sucesso ao estabelecer um novo sistema de gestão pode
ser desafiado por:
Treinamentos
inadequados;
Membros
da equipe sendo designados ou assumindo demasiadas responsabilidades;
Tempo
inadequado para um treinamento eficaz, trazendo insegurança para os
trabalhadores.
Considere os trabalhadores como a linha de frente
para o sucesso da gestão da segurança, portanto invista em tempo e recursos
para oferecer um treinamento completo e eficaz.
4
A estrutura da empresa.
Para estabelecer a cultura de segurança, é
necessário construir um ambiente adequado para uma nova gestão da segurança.
Por isso é preciso tempo e comunicação constante. Os sistemas que falham
frequentemente encontram estes problemas:
Sistemas
ou estruturas não capazes de apoiar equipes;
Falha
de comunicação na empresa;
Não
permitir tempo suficiente para mudar;
Nenhum
planejamento de transição;
Encarar
as mudanças de forma negativa.
Certifique-se de implementar um sistema de
gerenciamento de segurança adaptado a realidade de sua empresa, além disso, dê
tempo ao tempo, a cultura de segurança não será estabelecida de um dia para o
outro.
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