4 Obstáculos ao Estabelecer a Cultura de Segurança



Tentar introduzir e estabelecer uma cultura de segurança não é uma tarefa fácil, pois a cultura vai além de qualquer programa de segurança, ela compartilha um propósito entre todos os níveis da empresa.
A cultura de segurança só tem a oferecer, quando estabelecida da forma correta. Isso porque ela trabalha os hábitos, costumes e visão sobre a segurança de todos os membros da empresa, por isso, nem sempre é uma tarefa fácil.
Sabemos que a etapa primordial para que se estabeleça uma cultura de segurança é a participação de todos da empresa, desde o diretor até o trabalhador final.

1 Atitudes da organização.
A atitude da organização envolve desde o diretor ao trabalhador final, e este ponto afeta o sucesso da cultura de segurança da empresa. É importante lembrar que sempre haverá resistência, mudanças assustam não é mesmo? Por esse motivo as mudanças deve ser realizadas de forma positiva, são alguns obstáculos de atitude que você poderá encontrar no caminho:

Falta de confiança;
Medo de mudanças;
Tratar a mudança como um programa e não uma nova cultura;
Pensar que é mais um processo sem o envolvimento dos funcionários;
Funcionários que só se concentram nos erros dos outros;
Receio de muito trabalho e esforço envolvido.

A forma mais efetiva de abordar questões de atitude é tornar-se um líder de segurança. Mostre o seu comprometimento com a segurança de forma pessoal e seja o exemplo.

2 Papéis e responsabilidades.
Papéis e responsabilidades devem ser determinadas desde o começo, comunique e tenha certeza que cada um entenda seu propósito. É importante envolver todos os níveis na etapa de planejamento, assim como na execução, para garantir o apoio e aprovação de todos. A resistência ao estabelecer a cultura neste caso pode vir de:

Falta de compromisso por parte da liderança;
Falta de responsabilidade e apoio da alta direção;
Esquecer ou não envolver todos da organização;
Falta de definição do papel da liderança.

Antes de mais nada, procure estabelecer todos os papéis e responsabilidades. Crie um grupo de segurança que envolva trabalhadores de todos os níveis e faça com que exista um mecanismo de feedback, partindo dos trabalhadores.

3 O treinamento.
Ao realizar mudanças em um sistema ou cultura, você deverá reservar tempo para treinar o seu time que irá liderar as mudanças e ainda, tempo extra para as pessoas mudarem seus hábitos e costumes em relação a segurança do trabalho. O sucesso ao estabelecer um novo sistema de gestão pode ser desafiado por:

Treinamentos inadequados;
Membros da equipe sendo designados ou assumindo demasiadas responsabilidades;
Tempo inadequado para um treinamento eficaz, trazendo insegurança para os trabalhadores.

Considere os trabalhadores como a linha de frente para o sucesso da gestão da segurança, portanto invista em tempo e recursos para oferecer um treinamento completo e eficaz.

4 A estrutura da empresa.
Para estabelecer a cultura de segurança, é necessário construir um ambiente adequado para uma nova gestão da segurança. Por isso é preciso tempo e comunicação constante. Os sistemas que falham frequentemente encontram estes problemas:

Sistemas ou estruturas não capazes de apoiar equipes;
Falha de comunicação na empresa;
Não permitir tempo suficiente para mudar;
Nenhum planejamento de transição;
Encarar as mudanças de forma negativa.


Certifique-se de implementar um sistema de gerenciamento de segurança adaptado a realidade de sua empresa, além disso, dê tempo ao tempo, a cultura de segurança não será estabelecida de um dia para o outro.

Comentários