Pular para o conteúdo principal

As 7 doenças que mais provocam afastamento do trabalho


Dor nas costas:

Este é um dos principais motivos que afastam trabalhadores. A dor nas costas é responsável por cerca de 160 mil afastamentos anuais e pode ser combatida com simples acompanhamento de uma equipe de segurança médica, que orientará sobre a ergonomia no local.

Lesões no joelho:

O segundo sintoma mais frequente são as dores no joelho. A falta de exercícios físicos e a rotina de permanecer sentado por muito tempo em escritórios, clínicas ou atendimento ao público, afetam os membros inferiores. As lesões no joelho também podem ser causadas por problemas genéticos, carregamento de peso de forma incorreta e obesidade.

Doenças do coração:

Normalmente, os problemas cardíacos estão relacionados à genética e má alimentação. Entretanto, as doenças do coração podem ser agravadas com o estresse ocasionado pela cobrança de resultados no ambiente de trabalho. Para evitar complicações cardíacas nos funcionários, diversas empresas têm investido em estratégias para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores com a adesão da ginástica laboral e outras medidas preventivas. 

Hérnias inguinais:

As hérnias inguinais ocorrem na região da virilha e correspondem a 75% de todas as hérnias abdominais. Elas atingem 25% mais homens do que mulheres e não estão diretamente relacionadas ao ambiente de trabalho. Por este motivo, não há prevenção por parte do empregador. A doença pode ser detectada através de um simples exame médico rotineiro.

Depressão e estresse:

A cobrança intensa por resultados satisfatórios aumenta o nível de estresse que pode se transformar em depressão. Distúrbios de humor, a ansiedade e tensão no trabalho também são fatores que desenvolvem as patologias. A confirmação ocorre através de um diagnóstico realizado por um médico do trabalho e o afastamento pode ser de semanas ou meses, dependendo do quadro clínico do empregado.

Varizes:

Esta é outra doença que afeta os funcionários que ficam muito tempo sentados ou em pé. Apesar de não parecerem graves, as varizes são responsáveis pelo grande número de afastamentos do trabalho. A presença de uma equipe de saúde do trabalhador e segurança do trabalho pode evitar o agravamento do quadro.

Câncer de mama:


Este é o único tipo de câncer que aparece na lista das doenças que mais afastam trabalhadoras. Ele está relacionado a tendências genéticas e má qualidade de vida. Neste sentido, muitas empresas incentivam suas funcionárias, através de campanhas internas, a realizar exames periódicos para reduzir a mortalidade e os riscos de afastamento para tratamento da enfermidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância e como instalar e da tela tapume para isolamento de área.

Também conhecidas no meio da Construção Civil como tela tapume, a tela tapume possui duas finalidades básicas associadas ao isolamento de áreas: servir de barreira sinalizadora de obras (especialmente as viárias) e fazer o fechamento periférico de andares durante a construção. Trata-se de um dispositivo de segurança que geralmente é apresentado na cor laranja, de modo a chamar a atenção e cumprir sua função de sinalização. Qual a importância da tela tapume? As telas tapume são fundamentais para garantir a segurança dos profissionais que estão trabalhando na área isolada, bem como proteger os demais pedestres e veículos que podem estar passando pelo local. O dispositivo serve como delimitador de áreas com acesso restrito e potencialmente perigosas, ajudando na prevenção de acidentes em locais de risco e evitando a presença de pessoas desavisadas. Em geral, a tela tapume é fabricada em polipropileno, um plástico resistente e capaz de suportar chuva, sol e ventos. Este nã...

Capacetes de Segurança e suas Cores.

Você sabia da existência de uma norma regulamentadora que é totalmente responsável pela normatização do uso de EPI (Equipamento de Segurança Individual), equipamentos esses pensados para melhor segurança para dos funcionários de uma obra. O capacete de segurança é um deles, item obrigatório dentro de qualquer obra e exigidos quando: 1 – Quando as medidas de segurança da obra, não oferecem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais; 2 – Durante a implantação das medidas de proteção coletiva; 3 – No atendimento de situações de emergência; Ao longo dos anos, um padrão foi aparecendo dentro das obras, mesmo estabelecido pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção do Acidentes), porem esta norma não é definida oficialmente e as cores podem ser definidas pelas empresas. Veja o significado das cores dos capacetes a seguir: Cinza – Engenheiro Branco – Engenheiro e Mestre de Obras Azul – Pedreiros ...

Quais EPIs mais usados para membros superiores e inferiores.

Em geral, os EPIs destinados à proteção dos membros superiores correspondem a vestimentas e acessórios que protegem os braços e mãos do trabalhador, enquanto os dispositivos para proteção dos membros inferiores preservam as pernas e os pés dos riscos de acidentes de trabalho. EPIs para proteção dos membros superiores. A maioria das atividades laborais exige muito dos braços e mãos, mas existem algumas em que há mais ainda mais risco a esses membros. É o caso, por exemplo, de trabalhadores que operam máquinas de grande porte e equipamentos elétricos, que estão sujeitos a choque elétrico, queimaduras, cortes e perfurações, além de contato com agentes contaminantes. A lista básica de EPIs para proteção dos membros superiores inclui: Luvas de vaqueta ou luvas de raspa : servem para proteger as mãos contra produtos abrasivos, escoriantes e perfurocortantes; Luva isolante : preserva as mãos e braços contra choque elétrico; Luvas nitrílicas : indicadas para proteger o...