As 7 doenças que mais provocam afastamento do trabalho


Dor nas costas:

Este é um dos principais motivos que afastam trabalhadores. A dor nas costas é responsável por cerca de 160 mil afastamentos anuais e pode ser combatida com simples acompanhamento de uma equipe de segurança médica, que orientará sobre a ergonomia no local.

Lesões no joelho:

O segundo sintoma mais frequente são as dores no joelho. A falta de exercícios físicos e a rotina de permanecer sentado por muito tempo em escritórios, clínicas ou atendimento ao público, afetam os membros inferiores. As lesões no joelho também podem ser causadas por problemas genéticos, carregamento de peso de forma incorreta e obesidade.

Doenças do coração:

Normalmente, os problemas cardíacos estão relacionados à genética e má alimentação. Entretanto, as doenças do coração podem ser agravadas com o estresse ocasionado pela cobrança de resultados no ambiente de trabalho. Para evitar complicações cardíacas nos funcionários, diversas empresas têm investido em estratégias para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores com a adesão da ginástica laboral e outras medidas preventivas. 

Hérnias inguinais:

As hérnias inguinais ocorrem na região da virilha e correspondem a 75% de todas as hérnias abdominais. Elas atingem 25% mais homens do que mulheres e não estão diretamente relacionadas ao ambiente de trabalho. Por este motivo, não há prevenção por parte do empregador. A doença pode ser detectada através de um simples exame médico rotineiro.

Depressão e estresse:

A cobrança intensa por resultados satisfatórios aumenta o nível de estresse que pode se transformar em depressão. Distúrbios de humor, a ansiedade e tensão no trabalho também são fatores que desenvolvem as patologias. A confirmação ocorre através de um diagnóstico realizado por um médico do trabalho e o afastamento pode ser de semanas ou meses, dependendo do quadro clínico do empregado.

Varizes:

Esta é outra doença que afeta os funcionários que ficam muito tempo sentados ou em pé. Apesar de não parecerem graves, as varizes são responsáveis pelo grande número de afastamentos do trabalho. A presença de uma equipe de saúde do trabalhador e segurança do trabalho pode evitar o agravamento do quadro.

Câncer de mama:


Este é o único tipo de câncer que aparece na lista das doenças que mais afastam trabalhadoras. Ele está relacionado a tendências genéticas e má qualidade de vida. Neste sentido, muitas empresas incentivam suas funcionárias, através de campanhas internas, a realizar exames periódicos para reduzir a mortalidade e os riscos de afastamento para tratamento da enfermidade.

Comentários