Pular para o conteúdo principal

Monotonia e Repetitividade no Trabalho



A maioria das doenças desenvolvidas no ambiente organizacional são uma consequência de riscos ergonômicos, aqueles relacionados a condições de trabalho inadequadas e que causam prejuízos à saúde física ou psicológica dos colaboradores, gerando desconfortos ou até mesmo doenças que comprometem seu bem-estar.
Existem diversos tipos de riscos ergonômicos, sendo que alguns dos principais são a repetitividade e a monotonia. Entenda como cada um deles ocorre e quais os prejuízos que acarretam.

Monotonia

Realizar atividades muito paradas e maçantes pode fazer com que o trabalhador desenvolva distúrbios psicológicos como ansiedade, estresse e depressão, afetando sua produtividade e qualidade de vida.

Tarefas que não favorecem a motivação são muito burocráticas ou que apresentam um ritmo muito intenso podendo fazer com que esses trabalhadores se interessem cada vez menos pela execução de suas atividades.

Repetitividade

Pode gerar cansaço e desgaste do trabalhador, tanto na parte física como psicológica, sendo que no âmbito físico ele pode desenvolver lesões e inflamações como tendinite, bursite e dores crônicas na coluna.

A maioria desses problemas integra as Lesões por Esforço Repetitivo (LER) ou dos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), trazendo consequências negativas para a vida do trabalhador.

6 dicas para evitar a monotonia e a repetitividade no trabalho

Para evitar que as doenças laborais acometam os trabalhadores, o Ministério do Trabalho e Emprego criou algumas normas que têm como principal objetivo proteger a saúde desses profissionais.

Uma delas é a Norma Regulamentadora de número 17 (NR 17), específica para a ergonomia e que visa proporcionar boas condições de trabalho de modo a reduzir o absenteísmo, trazer conforto, segurança e aumentar a produtividade dentro do ambiente corporativo. Confira algumas dicas para preservá-los e manter a produtividade dos trabalhadores:

Implementar pausas regulares ao longo da jornada de trabalho;
Realizar ginástica laboral com duração de 10 a 20 minutos;
Estimular a criatividade dos colaboradores;
Promover conscientização sobre a importância de manter uma postura correta;
Minimizar o estresse no ambiente de trabalho por meio da flexibilidade, cooperação e interação entre os colaboradores;

Comunicar aos colaboradores sobre o uso correto das telas de computador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância e como instalar e da tela tapume para isolamento de área.

Também conhecidas no meio da Construção Civil como tela tapume, a tela tapume possui duas finalidades básicas associadas ao isolamento de áreas: servir de barreira sinalizadora de obras (especialmente as viárias) e fazer o fechamento periférico de andares durante a construção. Trata-se de um dispositivo de segurança que geralmente é apresentado na cor laranja, de modo a chamar a atenção e cumprir sua função de sinalização. Qual a importância da tela tapume? As telas tapume são fundamentais para garantir a segurança dos profissionais que estão trabalhando na área isolada, bem como proteger os demais pedestres e veículos que podem estar passando pelo local. O dispositivo serve como delimitador de áreas com acesso restrito e potencialmente perigosas, ajudando na prevenção de acidentes em locais de risco e evitando a presença de pessoas desavisadas. Em geral, a tela tapume é fabricada em polipropileno, um plástico resistente e capaz de suportar chuva, sol e ventos. Este nã...

Capacetes de Segurança e suas Cores.

Você sabia da existência de uma norma regulamentadora que é totalmente responsável pela normatização do uso de EPI (Equipamento de Segurança Individual), equipamentos esses pensados para melhor segurança para dos funcionários de uma obra. O capacete de segurança é um deles, item obrigatório dentro de qualquer obra e exigidos quando: 1 – Quando as medidas de segurança da obra, não oferecem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais; 2 – Durante a implantação das medidas de proteção coletiva; 3 – No atendimento de situações de emergência; Ao longo dos anos, um padrão foi aparecendo dentro das obras, mesmo estabelecido pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção do Acidentes), porem esta norma não é definida oficialmente e as cores podem ser definidas pelas empresas. Veja o significado das cores dos capacetes a seguir: Cinza – Engenheiro Branco – Engenheiro e Mestre de Obras Azul – Pedreiros ...

Quais EPIs mais usados para membros superiores e inferiores.

Em geral, os EPIs destinados à proteção dos membros superiores correspondem a vestimentas e acessórios que protegem os braços e mãos do trabalhador, enquanto os dispositivos para proteção dos membros inferiores preservam as pernas e os pés dos riscos de acidentes de trabalho. EPIs para proteção dos membros superiores. A maioria das atividades laborais exige muito dos braços e mãos, mas existem algumas em que há mais ainda mais risco a esses membros. É o caso, por exemplo, de trabalhadores que operam máquinas de grande porte e equipamentos elétricos, que estão sujeitos a choque elétrico, queimaduras, cortes e perfurações, além de contato com agentes contaminantes. A lista básica de EPIs para proteção dos membros superiores inclui: Luvas de vaqueta ou luvas de raspa : servem para proteger as mãos contra produtos abrasivos, escoriantes e perfurocortantes; Luva isolante : preserva as mãos e braços contra choque elétrico; Luvas nitrílicas : indicadas para proteger o...