4 Riscos de Passar o Dia Todo Sentado no Trabalho




Desenvolvimento de Problemas na Coluna

Quem fica muito tempo sentado na mesma posição acaba pressionando demais os discos intravertebrais, o que pode causar inflamação nos nervos e desconforto na região das costas e da lombar. Além disso, com o tempo, esse problema pode fazer com que o colaborador desenvolva um desvio na coluna e problemas como hérnia de disco.

Obesidade

Caso o colaborador passe o dia todo sentado e não faça nenhuma atividade física no tempo que passa fora do trabalho, ele tem grandes chances de desenvolver obesidade. Isso porque este tipo de rotina provavelmente faz com que o corpo gaste menos calorias do que o necessário, facilitando o ganho de peso e o desenvolvimento de doenças associadas ao aumento da gordura corporal — tais como hipertensão, diabetes e até depressão.

Problemas Cardiovasculares

Como já citado, trabalhar sentado faz com que o organismo trabalhe menos do que o esperado, o que é extremamente prejudicial para o funcionamento do sistema cardiovascular. Uma vez que esse sistema tem a função de bombear o sangue para o corpo todo, quem passa o dia todo parado acaba diminuindo a pressão em algumas regiões, o que pode levar o funcionário a um infarto, derrame e até mesmo morte súbita.

Má Circulação

Permanecer na mesma posição ou pressionando alguma parte do corpo durante todo dia pode afetar também a circulação sanguínea do corpo. Alguns dos principais problemas desenvolvidos pela má circulação são: inchaço nas pernas, dores, varizes e coágulos sanguíneos.

Dicas para evitar o sedentarismo no trabalho

- Fazer pequenas pausas ao longo do dia, aproveitando para se levantar um pouco e movimentar o corpo;

- Executar exercícios de alongamento ao longo do dia;

- Trocar o elevador pela escada;

- Tentar deixar o carro de lado e ir ao trabalho caminhando ou de bicicleta;


- Se possível, praticar pelo menos 30 minutos de exercício por dia.

Comentários