Pular para o conteúdo principal

Quando o trabalhador é culpado pelo acidente?



Acidentes podem acontecer a qualquer momento e em todos os tipos de ambiente, o que inclui o espaço de trabalho. Os principais causadores dessas ocorrências vão desde problemas com materiais, falhas em mecanismos específicos e até mesmo causas naturais.

Além disso, os acidentes de trabalho podem estar relacionados a falhas humanas, classificadas como fator pessoal de insegurança. Determinado como a causa mais próxima relacionada ao comportamento humano, e o trabalhador é considerado culpado pelo transtorno, devendo então responder pelo ocorrido.

Determinar se um colaborador é realmente o culpado pelo acidente é algo que requer uma análise bem específica. Por isso, alguns critérios são observados na hora de determinar se o indivíduo realmente teve influência no ocorrido.

Dificuldades mentais

São momentos em que o trabalhador se vê conturbado com o excesso de determinada emoção durante o trabalho. Estresse, nervosismo, ansiedade, raiva, processamento lento ou retardado podem ser alguns dos motivos.

Desobediência

Consiste no parcial ou total descumprimento de normas e regras estabelecidas pela corporação e que não são seguidas pelo colaborador.

Comprometimento físico

Se o trabalhador possui alguma limitação física ou é praticante de algum hábito nocivo à saúde, o fator pessoal de insegurança é caracterizado pela inaptidão em realizar determinada tarefa.

Falta de instrução

De modo secundário, o trabalhador pode ser o causador do acidente por não saber como proceder numa determinada atividade ou desconhecer os riscos que o serviço pode oferecer.

Consequências do fator pessoal de insegurança

Dependendo da causa que o trabalhador foi acusado, a empresa poderá tomar medidas cabíveis para solucionar a fonte do problema. Casos de saúde e de motivação no trabalho costumam ser considerados os mais difíceis de solucionar, uma vez que as circunstâncias que levaram ao acidente são mais específicas e nem todas as medidas gerais poderão ser cabíveis.

Porém, se os fatores pessoais não prevalecerem, alguns procedimentos que se tornam necessários para solucionar o acidente e também servir como prevenção são:

Treinamentos

Seja para manuseio de maquinário, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) ou relacionamento interpessoal, os treinamentos facilitam que a empresa perceba quais trabalhadores são mais propensos com fatores pessoais de insegurança do que outros.

Avaliação de candidatos

Serve tanto para contratação de funcionários como para remanejamento dentro dos setores. Ao avaliar criteriosamente cada colaborador, é possível ver com nitidez quem pode desempenhar uma função com um fator pessoal de insegurança mínimo.

Delineamento de detalhes administrativos

Está muito relacionado à falta de informações dos trabalhadores. Ao informar de forma detalhada e minuciosa todas as noções operacionais, os colaboradores se sentirão mais seguros para exercer suas atividades com o maior cuidado e atenção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância e como instalar e da tela tapume para isolamento de área.

Também conhecidas no meio da Construção Civil como tela tapume, a tela tapume possui duas finalidades básicas associadas ao isolamento de áreas: servir de barreira sinalizadora de obras (especialmente as viárias) e fazer o fechamento periférico de andares durante a construção. Trata-se de um dispositivo de segurança que geralmente é apresentado na cor laranja, de modo a chamar a atenção e cumprir sua função de sinalização. Qual a importância da tela tapume? As telas tapume são fundamentais para garantir a segurança dos profissionais que estão trabalhando na área isolada, bem como proteger os demais pedestres e veículos que podem estar passando pelo local. O dispositivo serve como delimitador de áreas com acesso restrito e potencialmente perigosas, ajudando na prevenção de acidentes em locais de risco e evitando a presença de pessoas desavisadas. Em geral, a tela tapume é fabricada em polipropileno, um plástico resistente e capaz de suportar chuva, sol e ventos. Este nã...

Capacetes de Segurança e suas Cores.

Você sabia da existência de uma norma regulamentadora que é totalmente responsável pela normatização do uso de EPI (Equipamento de Segurança Individual), equipamentos esses pensados para melhor segurança para dos funcionários de uma obra. O capacete de segurança é um deles, item obrigatório dentro de qualquer obra e exigidos quando: 1 – Quando as medidas de segurança da obra, não oferecem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais; 2 – Durante a implantação das medidas de proteção coletiva; 3 – No atendimento de situações de emergência; Ao longo dos anos, um padrão foi aparecendo dentro das obras, mesmo estabelecido pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção do Acidentes), porem esta norma não é definida oficialmente e as cores podem ser definidas pelas empresas. Veja o significado das cores dos capacetes a seguir: Cinza – Engenheiro Branco – Engenheiro e Mestre de Obras Azul – Pedreiros ...

Quais EPIs mais usados para membros superiores e inferiores.

Em geral, os EPIs destinados à proteção dos membros superiores correspondem a vestimentas e acessórios que protegem os braços e mãos do trabalhador, enquanto os dispositivos para proteção dos membros inferiores preservam as pernas e os pés dos riscos de acidentes de trabalho. EPIs para proteção dos membros superiores. A maioria das atividades laborais exige muito dos braços e mãos, mas existem algumas em que há mais ainda mais risco a esses membros. É o caso, por exemplo, de trabalhadores que operam máquinas de grande porte e equipamentos elétricos, que estão sujeitos a choque elétrico, queimaduras, cortes e perfurações, além de contato com agentes contaminantes. A lista básica de EPIs para proteção dos membros superiores inclui: Luvas de vaqueta ou luvas de raspa : servem para proteger as mãos contra produtos abrasivos, escoriantes e perfurocortantes; Luva isolante : preserva as mãos e braços contra choque elétrico; Luvas nitrílicas : indicadas para proteger o...