Pular para o conteúdo principal

Importância do Treinamento de Segurança do Trabalho



Padronização de hábitos.

“Você chega em uma empresa nova e começa a aprender os processos, certo?”
Então, você começa a realizar as atividades não só do jeito que te explicaram, mas também a partir do exemplo de seus colegas que estão ali a mais tempo.
Se esta é uma empresa que não realiza treinamentos, certamente poderão ser encontrados processos não padronizados e cheios de hábitos errados. Isto porque a tendência com o passar do tempo, é de se acomodar com a atividade e é desta forma que são criados novos hábitos, que muitas vezes são realizados de forma automática e despercebida.

O treinamento também é uma ferramenta para padronizar os processos e isto não é diferente para a segurança do trabalho. Afinal, a lei não foi criada apenas para gerar multas nas empresas.

O Ministério desenvolve leis para estabelecer requisitos mínimos de segurança, que por sua vez padronizam os processos das atividades com risco. Dessa forma, a probabilidade de desenvolver o hábito errado é menor, o que garante que o exemplo certo será seguido.

Conhecendo os riscos presentes no ambiente

Com os treinamentos de segurança do trabalho o trabalhador estará capacitado para identificar, analisar e entender as medidas de controle dos riscos presentes em seu ambiente.

É claro que ele sozinho não irá decidir sozinho qual medida de controle tomar, porém, temos sempre que lembrar que o trabalhador é a pessoa que mais entende de como a atividade é realizada, já que desenvolvem ela diariamente.

Por isso, o trabalhador capacitado, além de se prevenir os acidentes, poderá auxiliar o supervisor ou responsável da área a analisar sua tarefa e escolher a melhor maneira de evitar/controlar ou até eliminar os riscos apresentados.

Compromisso com seus direitos e deveres

O treinamento de segurança do trabalho transparece os direitos e deveres, tanto dos colaboradores como dos empregadores.

Desta forma, é desenvolvido o compromisso com a segurança, onde todos estão cientes de como agir e quais serão as consequências se não. Já falamos aqui da importância do compromisso com a segurança neste post. 

Oportunidade para desenvolver a cultura de segurança

A cultura de segurança nada mais é que “o jeito que fazemos aqui”, isto envolve principalmente os hábitos da organização, que felizmente podem ser alterados!

Os treinamentos de segurança promovem a cultura de segurança na empresa, mas isto não acontece se não houver o compromisso, como falamos anteriormente. Você poderá entender melhor no artigo “O papel do treinamento da gestão SSO”.

Qualidade de vida no trabalho

Quem não busca qualidade de vida no trabalho? Afinal, é onde passamos a maior parte do nosso tempo. Os treinamentos de segurança proporcionam isto porque o trabalhador se sente seguro e protegido, principalmente quando há bastante envolvimento da empresa em outras áreas da segurança, fora do obrigatório, como por exemplo, cursos para o desenvolvimento de uma cultura de segurança forte.

Confiança e engajamento com a empresa

Com o envolvimento da empresa nos programas e treinamentos de segurança, é altamente provável que a confiança aumente entre os colaboradores e a empresa. Uma empresa que gera confiança pode se surpreender com o aumento do engajamento dos colaboradores.

Conclusão


Todos os itens anteriores vão além do objetivo principal dos treinamentos de segurança que é a prevenção de acidentes. De qualquer forma, os treinamentos de segurança como a das NR’s são obrigatórios e devem ser oferecidos pela empresa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância e como instalar e da tela tapume para isolamento de área.

Também conhecidas no meio da Construção Civil como tela tapume, a tela tapume possui duas finalidades básicas associadas ao isolamento de áreas: servir de barreira sinalizadora de obras (especialmente as viárias) e fazer o fechamento periférico de andares durante a construção. Trata-se de um dispositivo de segurança que geralmente é apresentado na cor laranja, de modo a chamar a atenção e cumprir sua função de sinalização. Qual a importância da tela tapume? As telas tapume são fundamentais para garantir a segurança dos profissionais que estão trabalhando na área isolada, bem como proteger os demais pedestres e veículos que podem estar passando pelo local. O dispositivo serve como delimitador de áreas com acesso restrito e potencialmente perigosas, ajudando na prevenção de acidentes em locais de risco e evitando a presença de pessoas desavisadas. Em geral, a tela tapume é fabricada em polipropileno, um plástico resistente e capaz de suportar chuva, sol e ventos. Este nã...

Capacetes de Segurança e suas Cores.

Você sabia da existência de uma norma regulamentadora que é totalmente responsável pela normatização do uso de EPI (Equipamento de Segurança Individual), equipamentos esses pensados para melhor segurança para dos funcionários de uma obra. O capacete de segurança é um deles, item obrigatório dentro de qualquer obra e exigidos quando: 1 – Quando as medidas de segurança da obra, não oferecem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais; 2 – Durante a implantação das medidas de proteção coletiva; 3 – No atendimento de situações de emergência; Ao longo dos anos, um padrão foi aparecendo dentro das obras, mesmo estabelecido pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção do Acidentes), porem esta norma não é definida oficialmente e as cores podem ser definidas pelas empresas. Veja o significado das cores dos capacetes a seguir: Cinza – Engenheiro Branco – Engenheiro e Mestre de Obras Azul – Pedreiros ...

Quais EPIs mais usados para membros superiores e inferiores.

Em geral, os EPIs destinados à proteção dos membros superiores correspondem a vestimentas e acessórios que protegem os braços e mãos do trabalhador, enquanto os dispositivos para proteção dos membros inferiores preservam as pernas e os pés dos riscos de acidentes de trabalho. EPIs para proteção dos membros superiores. A maioria das atividades laborais exige muito dos braços e mãos, mas existem algumas em que há mais ainda mais risco a esses membros. É o caso, por exemplo, de trabalhadores que operam máquinas de grande porte e equipamentos elétricos, que estão sujeitos a choque elétrico, queimaduras, cortes e perfurações, além de contato com agentes contaminantes. A lista básica de EPIs para proteção dos membros superiores inclui: Luvas de vaqueta ou luvas de raspa : servem para proteger as mãos contra produtos abrasivos, escoriantes e perfurocortantes; Luva isolante : preserva as mãos e braços contra choque elétrico; Luvas nitrílicas : indicadas para proteger o...