6 Itens mais Autuados na NR 12



A Norma Regulamentadora de número 12 (NR 12) é responsável por estabelecer as condições de segurança para trabalhadores que utilizam máquinas e equipamentos.

Para isso, ela define os princípios e medidas de proteção que são considerados essenciais para garantir a segurança, saúde e a integridade física dos trabalhadores. 

Além disso, ela determina as condições mínimas para prevenção de acidentes e doenças do trabalho durante o manuseio das máquinas e equipamentos.

As principais medidas estabelecidas pela NR 12 para garantir a segurando de todos os trabalhadores envolvem:

Proteção Coletiva;
Medidas administrativas;
Proteção Individual.

Por ser uma norma extremamente importante, a NR 12 é um dos principais assuntos discutidos em reuniões empresariais e no Diálogo Diário de Segurança. Se ainda restam dúvidas de como a implementação desta norma é essencial dentro das empresas, basta ter em mente que os acidentes envolvendo máquinas e equipamentos representam 10% do total de acidentes de trabalho.

Confira a seguir os itens que mais são autuados na NR 12, de acordo com a Secretaria de Inspeção no Trabalho, e se prepare para evita-los:

6 itens mais atuados na NR-12

Ausência de instalação de sistemas de segurança adequados nas zonas de perigo de máquinas e equipamentos (NR 12.38);

Ausência de instalação de proteções fixas e/ou móveis com dispositivos de intertravamento (NR 12.47);

Ausência de instalação de dispositivos de parada de emergência, que estancam o movimento da máquina (NR 12.56);

Falta de realização de treinamentos e capacitações para trabalhadores envolvidos na execução, manutenção e inspeção das máquinas e equipamentos (NR 12.15);

Manejo de transportadores contínuos de matérias sem a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados (NR 12.85);


Deixar de realizar os inventários de máquinas e equipamentos (NR 12.153).

Comentários