Pular para o conteúdo principal

5 Itens Importantes no Treinamento de Segurança




1 - A segurança do trabalho como valor para a empresa

Quando a segurança do trabalho é tratada como valor ela passa a ser uma supremacia e isso contribui para a seriedade do assunto.

Imagine uma empresa que desde o início do treinamento trata a segurança como valor, que envolve a diretoria com o movimento de conscientização de segurança e que demonstra o compromisso com a saúde e bem estar dos trabalhadores, em contra partida, imagine outra empresa que apenas aplica o treinamento por obrigação a atender as normas exigidas pelo MTE.

Demostrar a importância que a empresa dá a segurança influencia diretamente o compromisso também dos trabalhadores, isso porque cria um senso de responsabilidade muito maior.

2 - Fornecer treinamentos de qualidade

Os treinamentos devem sempre respeitar a carga horária exigida pelo MTE e principalmente fornecer conteúdo completo e de qualidade. De nada adianta passar o compromisso da empresa com a segurança, se ela não reserva tempo e recursos para oferecer um treinamento de qualidade.

Quando falamos de qualidade vai desde a contratação de um profissional muito bem qualificado para aplicação do treinamento (no caso dos treinamentos presencial ou interno), como também da escolha da melhor plataforma e metodologia de treinamentos a distância.

3 - Fornecer e garantir o uso dos EPIs

Os EPIs são um dos principais elementos para a segurança do trabalho, isso porque o equipamento de proteção individual é responsável diretamente pela integridade do trabalhador.

O fornecimento, a orientação, a utilização e a fiscalização na utilização dos equipamentos de proteção individual é de fundamental importância para a conscientização dos funcionários e o êxito da empresa.

Importante também lembrar que todos devem estar nos parâmetros da NR-06.

4 - Acompanhar os resultados

Após realizado o treinamento, deve-se então acompanhar os resultados e revisar as medidas de segurança. Um treinamento de segurança do trabalho é sempre revisado, pois muitos fatores podem influenciar o surgimento de novos riscos e cabe a empresa estar de olho neles! converse com os trabalhadores periodicamente e escute o que todos tem a dizer, afinal eles trabalham diariamente com os riscos.

5 - Otimizar

Após o acompanhamento dos resultados, otimize sempre que necessário. Sempre há possibilidade de melhorar a política e as medidas de segurança do ambiente de trabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância e como instalar e da tela tapume para isolamento de área.

Também conhecidas no meio da Construção Civil como tela tapume, a tela tapume possui duas finalidades básicas associadas ao isolamento de áreas: servir de barreira sinalizadora de obras (especialmente as viárias) e fazer o fechamento periférico de andares durante a construção. Trata-se de um dispositivo de segurança que geralmente é apresentado na cor laranja, de modo a chamar a atenção e cumprir sua função de sinalização. Qual a importância da tela tapume? As telas tapume são fundamentais para garantir a segurança dos profissionais que estão trabalhando na área isolada, bem como proteger os demais pedestres e veículos que podem estar passando pelo local. O dispositivo serve como delimitador de áreas com acesso restrito e potencialmente perigosas, ajudando na prevenção de acidentes em locais de risco e evitando a presença de pessoas desavisadas. Em geral, a tela tapume é fabricada em polipropileno, um plástico resistente e capaz de suportar chuva, sol e ventos. Este nã...

Capacetes de Segurança e suas Cores.

Você sabia da existência de uma norma regulamentadora que é totalmente responsável pela normatização do uso de EPI (Equipamento de Segurança Individual), equipamentos esses pensados para melhor segurança para dos funcionários de uma obra. O capacete de segurança é um deles, item obrigatório dentro de qualquer obra e exigidos quando: 1 – Quando as medidas de segurança da obra, não oferecem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais; 2 – Durante a implantação das medidas de proteção coletiva; 3 – No atendimento de situações de emergência; Ao longo dos anos, um padrão foi aparecendo dentro das obras, mesmo estabelecido pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção do Acidentes), porem esta norma não é definida oficialmente e as cores podem ser definidas pelas empresas. Veja o significado das cores dos capacetes a seguir: Cinza – Engenheiro Branco – Engenheiro e Mestre de Obras Azul – Pedreiros ...

Quais EPIs mais usados para membros superiores e inferiores.

Em geral, os EPIs destinados à proteção dos membros superiores correspondem a vestimentas e acessórios que protegem os braços e mãos do trabalhador, enquanto os dispositivos para proteção dos membros inferiores preservam as pernas e os pés dos riscos de acidentes de trabalho. EPIs para proteção dos membros superiores. A maioria das atividades laborais exige muito dos braços e mãos, mas existem algumas em que há mais ainda mais risco a esses membros. É o caso, por exemplo, de trabalhadores que operam máquinas de grande porte e equipamentos elétricos, que estão sujeitos a choque elétrico, queimaduras, cortes e perfurações, além de contato com agentes contaminantes. A lista básica de EPIs para proteção dos membros superiores inclui: Luvas de vaqueta ou luvas de raspa : servem para proteger as mãos contra produtos abrasivos, escoriantes e perfurocortantes; Luva isolante : preserva as mãos e braços contra choque elétrico; Luvas nitrílicas : indicadas para proteger o...