Quando treinar o funcionário recém contratado?




Quando a contratação de um funcionário é feita, todos os requisitos em relação a admissão são cumpridos, contrato de trabalho, CPTS, exames admissionais, etc.

Por muitas vezes o treinamento em segurança do trabalho fica esquecido ou adiado, até que um dia o funcionário acaba se ferindo com equipamento que está operando.

O funcionário tentou fazer tudo corretamente, mas não recebeu as devidas orientações de segurança quanto ao manuseio da máquina.

Algumas pontos são essenciais para começar a mapear melhor essa questão e garantir que o trabalho ocorra da maneira mais segura possível.

As empresas contratam o funcionário e por muitas vezes não sabem lidar com a questão dos treinamentos em segurança do trabalho nem em que momento deve acontecer.

Na realidade, o funcionário nunca deverá operar qualquer equipamento sem as orientações de segurança.

1 – Forneça treinamento de segurança:
Exija que seja feito o treinamento de segurança, de como operar corretamente o equipamento, acima de tudo! Afinal, o funcionário deve estar ciente de todos os procedimentos que envolvem a segurança.

 2 – Esclareça sobre a importância da segurança do trabalho:
Apresente todo o programa de segurança da empresa, explique quais são os objetivos da empresa em relação a segurança e que ele também é responsável por isso.

3 – Diante de um acidente:
Oriente para que quando ocorrer uma situação de acidente e que ele seja notificado imediatamente, do mesmo modo quando houver irregularidades que seja informado o mais rápido possível.

4 – Equipamentos de segurança individual e coletivo:
Deixe claro que o uso dos equipamentos de segurança são obrigatórios em determinadas atividades e jamais deverão ser esquecidos.

5 – Trabalho e eletricidade:
Acidentes acontecem pela falta de informação sobre manusear equipamentos elétricos, treine o funcionário para que receba informações de segurança quando a atividade envolver eletricidade.

Os treinamentos em segurança do trabalho tem um papel importante na vida dos funcionários e para a empresa, pois quanto menos ocorrências de acidentes de trabalho, menores serão os gastos com afastamento ou contratações temporárias.

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