Pular para o conteúdo principal

Pirâmide de Bird


O estudo seguinte de Frank Bird.
Frank Bird analisou 1.752.498 acidentes reportados por 297 empresas que colaboraram, representando 21 grupos industriais diferentes, empregando mais de 1.750.000 trabalhadores que atendiam mais de 3 bilhões de horas durante o estudo.

Ele relacionou os acidentes nessas empresas, classificados de acordo com o nível de severidade, bem como sua frequência de ocorrência.



Parte do estudo como relatado anteriormente, envolveu 4.000 horas de entrevistas confidenciais por supervisores treinados sobre a ocorrência de incidentes que em circunstâncias ligeiramente diferentes poderiam resultar em ferimentos ou danos materiais.



A análise dessas entrevistas indicou uma proporção de aproximadamente 600 incidentes por cada lesão grave relatada.

Com essa pesquisa Frank Bird teve uma nova proporção, hoje conhecida como pirâmide de Bird, onde há uma lesão incapacitante ou grave, para 10 lesões leves, para 30 acidentes com danos a propriedade, para 600 incidentes, relação (1:10:30:600).


A interpretação desta pirâmide de Bird é a seguinte: estatisticamente, existe uma distribuição natural dos acidentes de acordo com sua gravidade e o impacto geral na organização, vejam a figura abaixo: 

Importância dos estudos de Frank Bird

O que este estudo trouxe à tona é que lesões importantes/graves são esporádicas, então devemos tomar medidas nos eventos mais recorrentes e menos comprometedores para diminuir a chance de perda total de acidentes decorrentes.

Com certeza os resultados desses estudos de Bird trouxeram um grande alento nas organizações onde se poderia “prever” a partir desses dados, possíveis causas danosas em todos os sentidos.
Com isso se poderia a partir dessa teoria, atuar de várias maneiras para coibir essas possíveis causas como:

Uma atuação em conjunto, onde cada funcionário, informando os problemas (incidentes), ao seu supervisor imediato, e este procurando junto aos órgãos responsáveis, a solução do problema, isto os levará ao domínio da situação.

Trabalho de conscientização de estarem trabalhando na base da PIRÂMIDE, eliminando as causas dos acidentes.

A capacidade de elaborar planos realistas e favoráveis, para evitar frustrações desnecessárias.

A manutenção de visões pessoais e organizacionais positivas e confiantes na superação das dificuldades.

O desenvolvimento constante das habilidades de comunicação e resolução de problemas, e a capacidade de gerenciar fatores de risco.

Considerações de Frank Bird

Frank Bird continua, como consideramos a relação, observamos que foram notificados 30 acidentes de danos materiais por cada lesão grave ou incapacitante. Os incidentes de danos causados na propriedade custam bilhões de dólares por ano e, no entanto, eles são frequentemente mal mencionados e chamados de “acidentes próximos”.

Ironicamente, essa linha de pensamento reconhece o fato de que cada situação de danos à propriedade provavelmente poderia ter resultado em ferimentos pessoais. Remanescente de treinamento anterior e equívocos que levaram os supervisores a relacionar o termo “acidente” apenas com uma lesão.

Conclusão desse estudo
Importante ressaltar que o estudo de proporção era de um certo grupo de organizações em um determinado momento. Não é necessariamente que a proporção seja idêntica para qualquer grupo ou organização profissional específica.

Essa não é sua intenção baseado nesse estudo, o ponto significativo e que vale ressaltar é que as lesões maiores são eventos raros e que muitas oportunidades são oferecidas pelos eventos mais frequentes e menos graves para tomar medidas para evitar que ocorram grandes perdas.

Líderes de segurança também enfatizaram que essas ações são mais eficazes quando direcionadas a incidentes e acidentes menores com alto potencial de perda futura.
 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância e como instalar e da tela tapume para isolamento de área.

Também conhecidas no meio da Construção Civil como tela tapume, a tela tapume possui duas finalidades básicas associadas ao isolamento de áreas: servir de barreira sinalizadora de obras (especialmente as viárias) e fazer o fechamento periférico de andares durante a construção. Trata-se de um dispositivo de segurança que geralmente é apresentado na cor laranja, de modo a chamar a atenção e cumprir sua função de sinalização. Qual a importância da tela tapume? As telas tapume são fundamentais para garantir a segurança dos profissionais que estão trabalhando na área isolada, bem como proteger os demais pedestres e veículos que podem estar passando pelo local. O dispositivo serve como delimitador de áreas com acesso restrito e potencialmente perigosas, ajudando na prevenção de acidentes em locais de risco e evitando a presença de pessoas desavisadas. Em geral, a tela tapume é fabricada em polipropileno, um plástico resistente e capaz de suportar chuva, sol e ventos. Este nã

Quais EPIs mais usados para membros superiores e inferiores.

Em geral, os EPIs destinados à proteção dos membros superiores correspondem a vestimentas e acessórios que protegem os braços e mãos do trabalhador, enquanto os dispositivos para proteção dos membros inferiores preservam as pernas e os pés dos riscos de acidentes de trabalho. EPIs para proteção dos membros superiores. A maioria das atividades laborais exige muito dos braços e mãos, mas existem algumas em que há mais ainda mais risco a esses membros. É o caso, por exemplo, de trabalhadores que operam máquinas de grande porte e equipamentos elétricos, que estão sujeitos a choque elétrico, queimaduras, cortes e perfurações, além de contato com agentes contaminantes. A lista básica de EPIs para proteção dos membros superiores inclui: Luvas de vaqueta ou luvas de raspa : servem para proteger as mãos contra produtos abrasivos, escoriantes e perfurocortantes; Luva isolante : preserva as mãos e braços contra choque elétrico; Luvas nitrílicas : indicadas para proteger o

Capacetes de Segurança e suas Cores.

Você sabia da existência de uma norma regulamentadora que é totalmente responsável pela normatização do uso de EPI (Equipamento de Segurança Individual), equipamentos esses pensados para melhor segurança para dos funcionários de uma obra. O capacete de segurança é um deles, item obrigatório dentro de qualquer obra e exigidos quando: 1 – Quando as medidas de segurança da obra, não oferecem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais; 2 – Durante a implantação das medidas de proteção coletiva; 3 – No atendimento de situações de emergência; Ao longo dos anos, um padrão foi aparecendo dentro das obras, mesmo estabelecido pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção do Acidentes), porem esta norma não é definida oficialmente e as cores podem ser definidas pelas empresas. Veja o significado das cores dos capacetes a seguir: Cinza – Engenheiro Branco – Engenheiro e Mestre de Obras Azul – Pedreiros