Manter uma boa condição ambiental de trabalho é
fundamental para que os colaboradores tenham um melhor desempenho e estejam
livres de riscos e possíveis problemas de saúde. Por isso, é indicado que o
local esteja adequado para que as atividades sejam executadas corretamente e da
melhor forma possível.
Os riscos ambientais podem ser classificados entre
quatro tipos:
Físicos:
ruídos, vibrações, radiações, frio, calor, pressões anormais e umidade;
Biológicos:
presença de vírus, bactérias, fungos e outros microrganismos;
Acidentes
mecânicos: desencadeados pelas más condições no ambiente de
trabalho ou pela falta de capacitação e treinamento dos trabalhadores;
Ergonômicos:
atividades que requerem muito esforço físico ou existência de condições
psicológicas capazes de prejudicar a saúde do colaborador.
Visando preservar a saúde e bem-estar dos
trabalhadores, foi estabelecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social
(INSS), o Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho – LTCAT,
documento criado para garantir maior segurança e conforto em relação aos
agentes ambientais que podem prejudicar a saúde desses profissionais.
O laudo, em conjunto com as Normas
Regulamentadoras 16 e 15, é utilizado como um comprovante que autoriza as
empresas que trabalham com agentes nocivos e atividades insalubres a exercerem
suas funções, determinando assim o pagamento dos percentuais de insalubridade
ou periculosidade.
Entretanto, para que o LTCAT seja realmente
válido, é preciso que ele seja assinado por um especialista — que pode ser um
engenheiro de segurança do trabalho ou um médico do trabalho. Além disso, o
documento precisa ser renovado anualmente por conta das possíveis mudanças na
forma de trabalho da empresa.
O LTCAT também é muito importante para os
funcionários, pois determina o uso dos Equipamentos de Proteção Individual
(EPIs) adequados para cada função, com o intuito de garantir a segurança de
todos durante a execução das tarefas diárias.
Dicas
para garantir boas condições ambientais de trabalho
Elabore um mapa de riscos identificado por cores
para avaliar os riscos existentes nos locais de trabalho;
Mantenha sempre o nível adequado de ruídos;
A temperatura do ambiente deve permanecer entre
20ºC e 23ºC para garantir maior conforto térmico;
A umidade do ar não pode ultrapassar 40%;
O empregador deve fornecer os EPIs adequados para
cada tipo de atividade, de forma gratuita e em perfeito estado de conservação;
Mantenha o ambiente bem iluminado para garantir
maior produtividade, conforto visual e minimizar os acidentes;
Tenha um Programa de Prevenção de Riscos
Ambientais, conforme previsto na Norma Regulamentadora 9 (NR 9), que visa
preservar a saúde e a integridade dos trabalhadores contra os agentes físicos,
químicos e biológicos.
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