Comportamento Seguro no Ambiente de Trabalho




A maioria das causas de acidentes de trabalho é originada pelo comportamento inadequado do próprio profissional. Se colocar em situação de risco geralmente é uma ação que está relacionada à falta de conhecimento das Normas Reguladoras do Ministério do Trabalho, que têm como princípio garantir a prevenção e proteção do trabalhador.

As empresas estão cada vez mais focadas em reforçar a cultura do prevencionismo, oferecendo Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) de qualidade e específicos para cada função, bem como treinamentos para o correto manuseio dos dispositivos e informação a respeito dos riscos envolvidos em seu trabalho.

O que é comportamento seguro no ambiente de trabalho?
Os riscos estão sempre presentes em qualquer profissão e ambiente de trabalho. Porém, há algumas atividades em que eles são muito maiores e requerem um conjunto de cuidados especiais — que vão desde a utilização de EPIs à instalação de placas de sinalização e muitos outras medidas preventivas.

O problema é que, muitas vezes, o funcionário só usa seus EPIs e segue as normas de segurança por receio de receber alguma punição, e não pela consciência de sua necessidade e importância para a própria segurança. É comum que os profissionais se incomodem com os óculos, luvas, botas e capacetes, sem compreender o quanto eles são importantes para evitar que se firam na prática da atividade profissional.

Na verdade, o bom rendimento de um profissional tem ligação direta com o comportamento seguro e o comportamento saudável. No comportamento seguro, as empresas valorizam treinamentos que demonstrem ao trabalhador a importância de desempenhar suas atividades conforme as definições de segurança e saúde no trabalho, evitando comportamentos de risco.

Já o comportamento saudável está relacionado à promoção da saúde do profissional por meio de incentivos para alterar maus hábitos, além de valorizar o convívio harmonioso entre os colegas.

Exemplos de comportamentos seguros no trabalho

Fazer pequenas pausas para aliviar a tensão física e mental;
Fazer alongamentos que evitam problemas musculares e nos ligamentos;
Utilizar sempre o EPI determinado para sua atividade;
Manter o seu EPI bem conservado;
Usar o cinto de segurança sempre que for necessário;
Avisar quando um equipamento apresenta defeito ou está sendo usado de forma inadequada;
Manter a postura correta durante a atividade, para evitar problemas na coluna e outros danos;
Manter o local de trabalho sempre organizado e limpo;
Utilizar os equipamentos adequados ao ofício;
Conferir o funcionamento da máquina que irá usar;
Manter a gentileza e atenção aos colegas.
Compartilhe com seus amigos este conteúdo

Comentários