Como se Prevenir Contra os Riscos da Gasolina e Outros Combustíveis




A Análise Preliminar de Risco (APR) é uma técnica que foi criada e utilizada inicialmente pelos militares, com o objetivo de prever e prevenir riscos de acidentes nas atividades da base. Hoje, esta é uma técnica muito utilizada em várias empresas com o intuito de evitar acidentes de trabalho e suas possíveis sequelas, ajudando a tornar as atividades mais seguras.

Como elaborar uma APR?

Uma APR eficiente deve conter todas as informações pertinentes com relação aos riscos que o ambiente de trabalho possa oferecer. Para descobrir quais são esses riscos, podem ser utilizados tanto um formulário quanto um check list.

Devem ser preenchidos os campos:

Data: dia da observação do local;
Nome da empresa;
Tarefa que será realizada: análise do ambiente e seus possíveis riscos;
Responsáveis: quem são as pessoas que estão fazendo essa análise do local;
Riscos: quais são os riscos que cada departamento oferece, em cada setor, com cada equipamento de trabalho. Aqui, devem ser descritos cada detalhe do ambiente e dos equipamentos, apontando por quais motivos há ou o risco de que ocorra um acidente no local;
EPIs: são os Equipamentos de Proteção Individual necessários para cada tarefa e ambiente de trabalho, contendo a descrição detalhada de cada um deles e a explicação de porque eles são indispensáveis;
Normas de segurança: É importante documentar todas as normas que regem a segurança da empresa e dos funcionários que nela atuam, de modo a deixar tudo devidamente registrado;
Etapas: listar as etapas de cada trabalho e seus cuidados necessários.

Como prevenir acidentes com combustíveis?

Em postos de gasolina, é necessário seguir um procedimento criterioso para prevenir acidentes com combustíveis e produtos inflamáveis. Os principais cuidados necessários são:

Realização de inspeções de saúde e segurança

Qualquer estabelecimento que extrai, produz, armazena, transfere, manuseia ou manipula produtos inflamáveis e combustíveis líquidos deve, obrigatoriamente, ser inspecionado periodicamente, obedecendo a normas, prazos e recomendações.

Cuidado com a segurança dos funcionários

É dever do posto fornecer os Equipamentos de Proteção Individual necessários para proteger os funcionários dos riscos associados ao contato com os produtos inflamáveis. Macacão, luvas, avental, creme protetor e botas são alguns dos dispositivos de proteção pessoal. Vale destacar que também é necessário o uso de determinados equipamentos de proteção coletiva para a segurança do trabalho em posto de gasolina.

Realização de treinamentos

A Norma Regulamentadora de número 20 (NR 20) estabelece que todo posto de gasolina deve, necessariamente, aplicar o treinamento da norma reguladora a seus funcionários, de forma que todos estejam aptos a trabalhar com segurança.

Prevenção de risco ambiental

Cada inspeção realizada em um posto de gasolina deve observar os riscos de vazamento no solo e estar atenta à possibilidade de contaminação de áreas verdes e lençóis freáticos.

Comentários