Pular para o conteúdo principal

6 Dicas de Segurança no Trabalho na Área Administrativa



Regulamentação

A primeira coisa que toda empresa deve fazer é garantir que está agindo dentro da regulamentação apropriada, disposta pelas normas de Segurança e Medicina do Trabalho da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Nesse sentido, os funcionários devem realizar exames periódicos, enquanto os gestores, quando convocados, devem comparecer às eleições da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Cuidados com a iluminação

Todas as fontes de iluminação do escritório e da empresa devem ser observadas e mantidas no nível adequado. Luzes defeituosas podem causar acidentes, sem contar que a baixa luminosidade pode prejudicar a visão dos funcionários. Quando lâmpadas queimarem, elas devem ser trocadas rapidamente, e as luminárias precisam de limpeza periódica.

Atenção às escadas

Ter fitas antiderrapantes instaladas nos degraus é importante para evitar quedas, especialmente considerando que muitas pessoas usam sapatos mais escorregadios. Além disso, todos devem utilizar o corrimão sempre que utilizarem as escadas.
Ainda que as medidas de prevenção contra incêndios façam parte das normas regulamentadoras da CLT, todos os colaboradores devem ficar atentos para o cumprimento completo dessas medidas. As sinalizações e o extintor, por exemplo, precisam permanecer desimpedidos.

Adoção de hábitos saudáveis

Acidentes de trabalho também estão relacionados com a saúde individual dos trabalhadores e, por isso, é importante que cada colaborador se previna contra os maus comuns desse setor. Como a digitação é muito frequente, o ideal é fazer pausas regulares, além de alongamentos dos braços e mãos. O período sentado deve ser passado com a coluna ereta, em cadeiras bem reguladas e confortáveis.

Também é de responsabilidade dos funcionários alguns hábitos higiênicos que impeçam a proliferação de doenças. Isso inclui não dividir copos ou talheres entre si, manter as mãos sempre limpas e não deixar o ambiente de trabalho bagunçado ou sujo demais.

Realização de reparos

Não é incomum que computadores ou outros equipamentos quebrem de vez em quando no escritório. A segurança do trabalho na área administrativa também inclui não agir sem permissão: se algo parou de funcionar, nenhum funcionário deve fazer reparos se não possuir especialidade para isso. O correto é que a empresa contrate alguém para resolver o problema.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância e como instalar e da tela tapume para isolamento de área.

Também conhecidas no meio da Construção Civil como tela tapume, a tela tapume possui duas finalidades básicas associadas ao isolamento de áreas: servir de barreira sinalizadora de obras (especialmente as viárias) e fazer o fechamento periférico de andares durante a construção. Trata-se de um dispositivo de segurança que geralmente é apresentado na cor laranja, de modo a chamar a atenção e cumprir sua função de sinalização. Qual a importância da tela tapume? As telas tapume são fundamentais para garantir a segurança dos profissionais que estão trabalhando na área isolada, bem como proteger os demais pedestres e veículos que podem estar passando pelo local. O dispositivo serve como delimitador de áreas com acesso restrito e potencialmente perigosas, ajudando na prevenção de acidentes em locais de risco e evitando a presença de pessoas desavisadas. Em geral, a tela tapume é fabricada em polipropileno, um plástico resistente e capaz de suportar chuva, sol e ventos. Este nã...

Capacetes de Segurança e suas Cores.

Você sabia da existência de uma norma regulamentadora que é totalmente responsável pela normatização do uso de EPI (Equipamento de Segurança Individual), equipamentos esses pensados para melhor segurança para dos funcionários de uma obra. O capacete de segurança é um deles, item obrigatório dentro de qualquer obra e exigidos quando: 1 – Quando as medidas de segurança da obra, não oferecem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais; 2 – Durante a implantação das medidas de proteção coletiva; 3 – No atendimento de situações de emergência; Ao longo dos anos, um padrão foi aparecendo dentro das obras, mesmo estabelecido pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção do Acidentes), porem esta norma não é definida oficialmente e as cores podem ser definidas pelas empresas. Veja o significado das cores dos capacetes a seguir: Cinza – Engenheiro Branco – Engenheiro e Mestre de Obras Azul – Pedreiros ...

Quais EPIs mais usados para membros superiores e inferiores.

Em geral, os EPIs destinados à proteção dos membros superiores correspondem a vestimentas e acessórios que protegem os braços e mãos do trabalhador, enquanto os dispositivos para proteção dos membros inferiores preservam as pernas e os pés dos riscos de acidentes de trabalho. EPIs para proteção dos membros superiores. A maioria das atividades laborais exige muito dos braços e mãos, mas existem algumas em que há mais ainda mais risco a esses membros. É o caso, por exemplo, de trabalhadores que operam máquinas de grande porte e equipamentos elétricos, que estão sujeitos a choque elétrico, queimaduras, cortes e perfurações, além de contato com agentes contaminantes. A lista básica de EPIs para proteção dos membros superiores inclui: Luvas de vaqueta ou luvas de raspa : servem para proteger as mãos contra produtos abrasivos, escoriantes e perfurocortantes; Luva isolante : preserva as mãos e braços contra choque elétrico; Luvas nitrílicas : indicadas para proteger o...