Regulamentação
A primeira coisa que toda empresa deve fazer é garantir que está agindo dentro da regulamentação apropriada, disposta pelas normas de Segurança e Medicina do Trabalho da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Nesse sentido, os funcionários devem realizar exames periódicos, enquanto os gestores, quando convocados, devem comparecer às eleições da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
Cuidados com a iluminação
Todas as fontes de iluminação do escritório e da empresa devem ser observadas e mantidas no nível adequado. Luzes defeituosas podem causar acidentes, sem contar que a baixa luminosidade pode prejudicar a visão dos funcionários. Quando lâmpadas queimarem, elas devem ser trocadas rapidamente, e as luminárias precisam de limpeza periódica.
Atenção às escadas
Ter fitas antiderrapantes instaladas nos degraus é importante para evitar quedas, especialmente considerando que muitas pessoas usam sapatos mais escorregadios. Além disso, todos devem utilizar o corrimão sempre que utilizarem as escadas.
Ainda que as medidas de prevenção contra incêndios façam parte das normas regulamentadoras da CLT, todos os colaboradores devem ficar atentos para o cumprimento completo dessas medidas. As sinalizações e o extintor, por exemplo, precisam permanecer desimpedidos.
Adoção de hábitos saudáveis
Acidentes de trabalho também estão relacionados com a saúde individual dos trabalhadores e, por isso, é importante que cada colaborador se previna contra os maus comuns desse setor. Como a digitação é muito frequente, o ideal é fazer pausas regulares, além de alongamentos dos braços e mãos. O período sentado deve ser passado com a coluna ereta, em cadeiras bem reguladas e confortáveis.
Também é de responsabilidade dos funcionários alguns hábitos higiênicos que impeçam a proliferação de doenças. Isso inclui não dividir copos ou talheres entre si, manter as mãos sempre limpas e não deixar o ambiente de trabalho bagunçado ou sujo demais.
Realização de reparos
Não é incomum que computadores ou outros equipamentos quebrem de vez em quando no escritório. A segurança do trabalho na área administrativa também inclui não agir sem permissão: se algo parou de funcionar, nenhum funcionário deve fazer reparos se não possuir especialidade para isso. O correto é que a empresa contrate alguém para resolver o problema.
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