Pular para o conteúdo principal

Investigação de Incidentes de Trabalho



A investigação de incidentes é uma ação fundamental para empresas que desejam estabelecer um ambiente de trabalho seguro e devidamente regulamentado. Nesse contexto, é importante primeiro ter em mente a diferença entre um acidente de trabalho e um incidente de trabalho.

Diferença entre acidente de trabalho e incidente de trabalho

De acordo com as leis trabalhistas do Brasil, a definição de acidente de trabalho é: evento ocorrido durante a execução de trabalho a serviço de uma empresa, seja dentro ou fora dela, que resulte em danos leves ou graves ao indivíduo e ao bem material. Em outras palavras, este é um episódio não planejado que termina em dano pessoal ou financeiro — tanto para o funcionário quanto para a empresa.

O incidente, por outro lado, é um “quase” acidente, ou seja: é uma ocorrência não planejada que poderia levar a um acidente. Para entender melhor a diferença entre acidente e incidente de trabalho, visualize o seguinte exemplo: em um escritório, um monitor entrou em curto circuito e soltou faíscas sobre a mesa. Se apenas isso aconteceu e ninguém se machucou, trata-se de um incidente. Por outro lado, caso as faíscas atinjam um funcionário ou causem um incêndio, é caracterizado um acidente de trabalho.

Com este exemplo em mente, é possível afirmar que a realização de uma investigação de incidentes no trabalho é a melhor maneira de prevenir os acidentes. Isso porque esta é uma ação que verifica possibilidades, garantindo a redução de fatores que poderiam levar ao perigo. Com base nos incidentes, é possível evitar os danos físicos aos colaboradores, bem como possíveis danos materiais à empresa.

Dicas para investigar um incidente de trabalho.

Converse

Quando um incidente ocorre no ambiente profissional, é comum que os colaboradores fiquem um tanto assustados. Com calma, converse com as testemunhas e entenda exatamente o que aconteceu. Quanto mais informações você conseguir coletar, melhor.

Simule

A partir dos dados obtidos por meio da conversa com as testemunhas, além de outras possíveis fontes (câmeras de segurança, por exemplo), faça uma simulação do ocorrido. Será uma reprodução segura, sem chances de que algo realmente sério aconteça. Para simular o exemplo que demos acima, por exemplo, o ideal seria expor um monitor sobre uma mesa com tudo do jeito que estava, e então pedir para que alguém informe exatamente onde as faíscas saíram.

Contextualize

Saber o que estava sendo feito antes do incidente também é importante, de modo que seja possível identificar se o problema está relacionado a um erro humano, defeito em um equipamento ou por fatores externos. Não se trata de encontrar culpados, mas de entender o que aconteceu e o motivo. Os resultados dessa busca serão úteis para a prevenção de futuros incidentes e acidentes.

Finalize

Elaborar um relatório é uma boa ideia para unir todas as informações coletadas. Além de listar o que foi encontrado, elabore sugestões de medidas preventivas a serem adotadas para evitar uma repetição do incidente. Se você estiver se reportando a um superior, esses dados são importantes para convencê-lo de que uma ou mais reparações são necessárias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância e como instalar e da tela tapume para isolamento de área.

Também conhecidas no meio da Construção Civil como tela tapume, a tela tapume possui duas finalidades básicas associadas ao isolamento de áreas: servir de barreira sinalizadora de obras (especialmente as viárias) e fazer o fechamento periférico de andares durante a construção. Trata-se de um dispositivo de segurança que geralmente é apresentado na cor laranja, de modo a chamar a atenção e cumprir sua função de sinalização. Qual a importância da tela tapume? As telas tapume são fundamentais para garantir a segurança dos profissionais que estão trabalhando na área isolada, bem como proteger os demais pedestres e veículos que podem estar passando pelo local. O dispositivo serve como delimitador de áreas com acesso restrito e potencialmente perigosas, ajudando na prevenção de acidentes em locais de risco e evitando a presença de pessoas desavisadas. Em geral, a tela tapume é fabricada em polipropileno, um plástico resistente e capaz de suportar chuva, sol e ventos. Este nã...

Capacetes de Segurança e suas Cores.

Você sabia da existência de uma norma regulamentadora que é totalmente responsável pela normatização do uso de EPI (Equipamento de Segurança Individual), equipamentos esses pensados para melhor segurança para dos funcionários de uma obra. O capacete de segurança é um deles, item obrigatório dentro de qualquer obra e exigidos quando: 1 – Quando as medidas de segurança da obra, não oferecem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais; 2 – Durante a implantação das medidas de proteção coletiva; 3 – No atendimento de situações de emergência; Ao longo dos anos, um padrão foi aparecendo dentro das obras, mesmo estabelecido pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção do Acidentes), porem esta norma não é definida oficialmente e as cores podem ser definidas pelas empresas. Veja o significado das cores dos capacetes a seguir: Cinza – Engenheiro Branco – Engenheiro e Mestre de Obras Azul – Pedreiros ...

Quais EPIs mais usados para membros superiores e inferiores.

Em geral, os EPIs destinados à proteção dos membros superiores correspondem a vestimentas e acessórios que protegem os braços e mãos do trabalhador, enquanto os dispositivos para proteção dos membros inferiores preservam as pernas e os pés dos riscos de acidentes de trabalho. EPIs para proteção dos membros superiores. A maioria das atividades laborais exige muito dos braços e mãos, mas existem algumas em que há mais ainda mais risco a esses membros. É o caso, por exemplo, de trabalhadores que operam máquinas de grande porte e equipamentos elétricos, que estão sujeitos a choque elétrico, queimaduras, cortes e perfurações, além de contato com agentes contaminantes. A lista básica de EPIs para proteção dos membros superiores inclui: Luvas de vaqueta ou luvas de raspa : servem para proteger as mãos contra produtos abrasivos, escoriantes e perfurocortantes; Luva isolante : preserva as mãos e braços contra choque elétrico; Luvas nitrílicas : indicadas para proteger o...