5 Dicas de segurança do trabalho em uma cozinha industrial





Arrume o espaço

Contrate um profissional especializado em design de cozinhas industriais para garantir que os espaços estejam de acordo com as necessidades dos profissionais e exigências legais. Entre outras coisas, é preciso que os profissionais consigam se movimentar com tranquilidade, sem esbarrar uns nos outros e sem ficar muito perto de locais quentes demais. Também é necessário ficar atento aos locais onde os alimentos e utensílios ficarão armazenados, com o intuito de evitar contaminações e acidentes.

Forneça ferramentas corretas e condições de qualidade

Garanta uma boa circulação de ar, evite que equipamentos perigosos sejam colocados em locais pouco preparados e não abra mão de um piso regular e antiderrapante. Facas, lâminas e outras ferramentas cortantes ou perfurantes devem estar sempre novos e afiados, com cabos confortáveis e ergonômicos, assim como panelas, copos, jarras e quaisquer outros utensílios.

Treine os profissionais

Oferecer treinamento técnico é uma das melhores formas de promover segurança dentro de uma cozinha industrial. Portanto, ensine como utilizar os equipamentos, manusear ferramentas e até como atuar em equipe com segurança. Também forneça conhecimento a respeito de como agir em caso de pequenos acidentes, incêndios e ensine noções de primeiros socorros e sua importância para a segurança do trabalho.

Forneça EPIS e exija sua utilização

Cada tipo de ambiente de trabalho exige o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) específicos, e isso também vale para uma cozinha industrial. Para garantir a segurança de quem atua neste local, é obrigatório que a empresa contratante forneça luvas de proteção para evitar cortes e queimaduras, além de aventais, uniformes e calçados apropriados.

Mantenha um bom clima organizacional

Garanta formas de deixar o trabalho mais agradável e mais leve, já que estar sempre preocupado ou distraído pode fazer com que ocorram ainda mais acidentes de trabalho. Aos profissionais, cabe conhecer todos os equipamentos de segurança, o funcionamento dos aparelhos da cozinha onde trabalha e atuar sempre de forma segura, focando nas melhores práticas para a segurança do trabalho.

Comentários