Pular para o conteúdo principal

Conheça os principais EPIs





Existem muitos riscos aos quais os trabalhadores estão expostos. Em consequência, o mercado oferece diversos EPIs adequados a cada um deles. Separamos uma lista com os itens de segurança mais utilizados para evitar acidentes de trabalho.

Capacete

Projetado para a proteção da cabeça, é utilizado em ambientes cobertos e descobertos. Sua função é evitar que o trabalhador se machuque por queda de objetos ou pancadas no crânio.

Dependendo das demais condições de trabalho, há o acréscimo de viseiras, que garantem a proteção visual contra, por exemplo, faíscas de soldagem e partículas em suspensão.

Máscara

A máscara é um EPI de extrema importância. Seu papel é evitar contaminações pelo ar, decorrentes de gases poluentes, poeira e vapores tóxicos. É fundamental para assegurar a integridade respiratória dos indivíduos envolvidos em processos com ameaças inaláveis.

A configuração do item é proporcional aos agentes de risco oferecidos ao empregado. As opções vão de simples filtros de pano, que funcionam como barreira de poeira, a respiradores sofisticados para evitar contaminação.

Luva

Faz-se necessário proteger as mãos e os braços, pois, em geral, são áreas expostas a grandes perigos no trabalho. Como manuseiam máquinas, ferramentas e produtos químicos, são mais passíveis de sofrerem com sinistros.

Por razões como a citada acima, existem diversas opções de luvas para oferecer proteção ao empregado, diversificando quanto ao que se pretende proteger. Assim, há opções de borracha para precaver contra agentes químicos e biológicos, em PVC para lidar com óleos e solventes, e luvas mais resistentes para proteger de cortes e amputações.

Protetor Auricular

O ruído é um elemento comum na maioria das empresas. Esses barulhos causam graves danos à saúde do trabalhador que permanece nesses ambientes, embora os prejuízos se apresentem apenas em longo prazo.

Assim como no caso das luvas, os equipamentos variam de acordo com o tipo de som do qual se pretende proteger os ouvidos. Eles podem ser em forma de plug, concha ou acoplados ao capacete.

Bota

Os pés dos empregados ficam permanentemente em contato com o chão da empresa. Existem diversos riscos oferecidos, como escorregões, objetos pontiagudos caídos, queda de equipamentos pesados, entre outros. Para minimizar os possíveis danos que situações desse tipo causariam, há calçados de segurança com a função de proteger o pé.

As botas também são confeccionadas em diversos modelos, adaptadas aos perigos oferecidos em cada situação. Há equipamentos antiderrapantes, que protegem contra objetos pontiagudos, que realizam absorção de impacto referente à queda de objetos, contra choques elétricos e vários modelos fabricados de acordo com a exposição ao risco verificado.

Colete de Sinalização

O colete visa indicar a presença do trabalhador no ambiente. Sua função é destacar o indivíduo em situações onde há possibilidade de ele não ser visto corretamente, o que pode causar acidentes em estradas à noite, por exemplo.

Os coletes refletivos garantem que o trabalhador seja avistado a 300 metros de distância, enquanto sem o equipamento é possível vê-lo a apenas 65. Tal fato aponta a necessidade de investir na proteção em casos de baixa visibilidade no ambiente, em situações de manutenção de ruas, instalações elétricas etc.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância e como instalar e da tela tapume para isolamento de área.

Também conhecidas no meio da Construção Civil como tela tapume, a tela tapume possui duas finalidades básicas associadas ao isolamento de áreas: servir de barreira sinalizadora de obras (especialmente as viárias) e fazer o fechamento periférico de andares durante a construção. Trata-se de um dispositivo de segurança que geralmente é apresentado na cor laranja, de modo a chamar a atenção e cumprir sua função de sinalização. Qual a importância da tela tapume? As telas tapume são fundamentais para garantir a segurança dos profissionais que estão trabalhando na área isolada, bem como proteger os demais pedestres e veículos que podem estar passando pelo local. O dispositivo serve como delimitador de áreas com acesso restrito e potencialmente perigosas, ajudando na prevenção de acidentes em locais de risco e evitando a presença de pessoas desavisadas. Em geral, a tela tapume é fabricada em polipropileno, um plástico resistente e capaz de suportar chuva, sol e ventos. Este nã...

Capacetes de Segurança e suas Cores.

Você sabia da existência de uma norma regulamentadora que é totalmente responsável pela normatização do uso de EPI (Equipamento de Segurança Individual), equipamentos esses pensados para melhor segurança para dos funcionários de uma obra. O capacete de segurança é um deles, item obrigatório dentro de qualquer obra e exigidos quando: 1 – Quando as medidas de segurança da obra, não oferecem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais; 2 – Durante a implantação das medidas de proteção coletiva; 3 – No atendimento de situações de emergência; Ao longo dos anos, um padrão foi aparecendo dentro das obras, mesmo estabelecido pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção do Acidentes), porem esta norma não é definida oficialmente e as cores podem ser definidas pelas empresas. Veja o significado das cores dos capacetes a seguir: Cinza – Engenheiro Branco – Engenheiro e Mestre de Obras Azul – Pedreiros ...

Quais EPIs mais usados para membros superiores e inferiores.

Em geral, os EPIs destinados à proteção dos membros superiores correspondem a vestimentas e acessórios que protegem os braços e mãos do trabalhador, enquanto os dispositivos para proteção dos membros inferiores preservam as pernas e os pés dos riscos de acidentes de trabalho. EPIs para proteção dos membros superiores. A maioria das atividades laborais exige muito dos braços e mãos, mas existem algumas em que há mais ainda mais risco a esses membros. É o caso, por exemplo, de trabalhadores que operam máquinas de grande porte e equipamentos elétricos, que estão sujeitos a choque elétrico, queimaduras, cortes e perfurações, além de contato com agentes contaminantes. A lista básica de EPIs para proteção dos membros superiores inclui: Luvas de vaqueta ou luvas de raspa : servem para proteger as mãos contra produtos abrasivos, escoriantes e perfurocortantes; Luva isolante : preserva as mãos e braços contra choque elétrico; Luvas nitrílicas : indicadas para proteger o...