Pular para o conteúdo principal

O que é comportamento de risco e como podemos evitá-lo?




Você sabe o que é comportamento de risco? Em linhas gerais, trata-se das condições em que as pessoas são expostas, de forma consciente ou não, aos riscos de se envolverem em algum tipo de acidente.

Em uma indústria, por exemplo, um comportamento de risco inconsciente pode ser encontrado quando o operário não realiza a manutenção preventiva em uma máquina com frequência. Isso poderá resultar em um acidente de trabalho grave envolvendo o operador do equipamento que, nesse caso, acaba sendo vítima de uma negligência da organização.

Há também ocorrências de comportamento de risco consciente. Um exemplo desse tipo de prática acontece quando um operário se recusa a utilizar os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), mesmo já tendo sido alertado.

Pensando em ajudá-lo nesse sentido, elaboramos uma lista com 3 ações que você pode desenvolver na sua empresa para evitar o comportamentos de risco.

1 – Fazer o uso correto dos equipamentos de segurança

O uso dos EPIs é fundamental para que os trabalhadores se protejam dos riscos que envolvem as atividades que exercem. De acordo com a função efetuada, existem tipos específicos de EPIs a serem utilizados.

Quando o operário é exposto a muito barulho, como em campos de obras ou em indústrias que trabalham com máquinas que emitem ruídos, por exemplo, o protetor auricular é um equipamento que não pode deixar de ser usado.

É por isso que, para evitar qualquer tipo de comportamento de risco, os profissionais responsáveis pela segurança do trabalho e pela saúde ocupacional das empresas devem fazer um mapeamento dos riscos que cada função oferece dentro da organização e disponibilizar os EPIs necessários.

Além disso, por meio de palestras e outras ações de comunicação interna, torna-se imprescindível fazer com que as pessoas entendam a importância do uso desses instrumentos.

2 – Seguir as orientações para exercer as funções com segurança

É de fundamental importância fazer com que todos os colaboradores da empresa sejam orientados quanto aos riscos que o seu trabalho oferece.

Por esse motivo, sempre que novos funcionários são contratados, é interessante que a organização promova um evento de integração, apresentando a eles as normas e os regulamentos de segurança que devem ser seguidos.

Também é significativo que essas informações sejam reafirmadas de tempos em tempos. Assim aumentamos a chance dos trabalhadores não correrem o risco de esquecer o que precisa ser feito.

Ainda nesse sentido, convém ouvir os colaboradores sobre riscos que eles possam vir a identificar em seu trabalho. Afinal, por mais que os técnicos de segurança do trabalho tenham conhecimento teórico sobre o assunto, são os operários que, diariamente, vivenciam as funções na prática e podem, portanto, detectar problemas com mais precisão.

3 – Promover o trabalho na empresa com cuidado e concentração

Os responsáveis pela segurança do trabalho também têm a responsabilidade de conscientizar as pessoas e proporcionar um ambiente profissional que garanta a concentração naquilo que está sendo feito.

Muitos dos acidentes de trabalho acontecem, por exemplo, quando os trabalhadores não estão concentrados em suas atividades, desviando o pensamento para algum problema pessoal ou distrações do tipo. Isso também caracteriza comportamento de risco e cabe à empresa tentar evitar esse tipo de transtorno, oferecendo, por exemplo, programas de saúde psicológica para os colaboradores.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância e como instalar e da tela tapume para isolamento de área.

Também conhecidas no meio da Construção Civil como tela tapume, a tela tapume possui duas finalidades básicas associadas ao isolamento de áreas: servir de barreira sinalizadora de obras (especialmente as viárias) e fazer o fechamento periférico de andares durante a construção. Trata-se de um dispositivo de segurança que geralmente é apresentado na cor laranja, de modo a chamar a atenção e cumprir sua função de sinalização. Qual a importância da tela tapume? As telas tapume são fundamentais para garantir a segurança dos profissionais que estão trabalhando na área isolada, bem como proteger os demais pedestres e veículos que podem estar passando pelo local. O dispositivo serve como delimitador de áreas com acesso restrito e potencialmente perigosas, ajudando na prevenção de acidentes em locais de risco e evitando a presença de pessoas desavisadas. Em geral, a tela tapume é fabricada em polipropileno, um plástico resistente e capaz de suportar chuva, sol e ventos. Este nã...

Capacetes de Segurança e suas Cores.

Você sabia da existência de uma norma regulamentadora que é totalmente responsável pela normatização do uso de EPI (Equipamento de Segurança Individual), equipamentos esses pensados para melhor segurança para dos funcionários de uma obra. O capacete de segurança é um deles, item obrigatório dentro de qualquer obra e exigidos quando: 1 – Quando as medidas de segurança da obra, não oferecem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais; 2 – Durante a implantação das medidas de proteção coletiva; 3 – No atendimento de situações de emergência; Ao longo dos anos, um padrão foi aparecendo dentro das obras, mesmo estabelecido pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção do Acidentes), porem esta norma não é definida oficialmente e as cores podem ser definidas pelas empresas. Veja o significado das cores dos capacetes a seguir: Cinza – Engenheiro Branco – Engenheiro e Mestre de Obras Azul – Pedreiros ...

Quais EPIs mais usados para membros superiores e inferiores.

Em geral, os EPIs destinados à proteção dos membros superiores correspondem a vestimentas e acessórios que protegem os braços e mãos do trabalhador, enquanto os dispositivos para proteção dos membros inferiores preservam as pernas e os pés dos riscos de acidentes de trabalho. EPIs para proteção dos membros superiores. A maioria das atividades laborais exige muito dos braços e mãos, mas existem algumas em que há mais ainda mais risco a esses membros. É o caso, por exemplo, de trabalhadores que operam máquinas de grande porte e equipamentos elétricos, que estão sujeitos a choque elétrico, queimaduras, cortes e perfurações, além de contato com agentes contaminantes. A lista básica de EPIs para proteção dos membros superiores inclui: Luvas de vaqueta ou luvas de raspa : servem para proteger as mãos contra produtos abrasivos, escoriantes e perfurocortantes; Luva isolante : preserva as mãos e braços contra choque elétrico; Luvas nitrílicas : indicadas para proteger o...