Os benefícios do uso da luva para câmara fria.




A câmara fria é um ambiente destinado ao armazenamento de produtos que precisam de controle rígido de temperatura e, em geral, precisam ser mantidos refrigerados (temperatura próxima a 0° C) ou congelados (-18° C). Profissionais que atuam nesses locais estão expostos ao chamado frio ocupacional, e o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como a luva é essencial para evitar danos à saúde do trabalhador.

As baixas temperaturas e a umidade extrema da câmara fria podem causar lesões e outros problemas na pele do trabalhador, além de levarem o organismo a entrar em vasoconstricção — uma reação que tem o objetivo de reduzir o fluxo sanguíneo como forma de tentar equilibrar a temperatura corporal. Além disso, a exposição constante a estas condições pode levar ao desenvolvimento de doenças associadas ao frio ocupacional.

Para garantir a saúde e segurança de profissionais que exercem suas atividades em locais com temperaturas extremas, a Norma Regulamentadora 36 do Ministério do Trabalho e Emprego estabelece uma série de exigências que visam minimizar os riscos relacionados à saúde do trabalhador de frigorífico. O uso de dispositivos de proteção está entre as determinações desta legislação, sendo que a luva está entre os EPIs necessários para câmara fria.

Luva para câmara fria: quais os benefícios?

A luva de proteção tem a função de manter as mãos do usuário seguras, mesmo quando expostas a baixas temperaturas, evitando queimaduras por frio, problemas circulatórios, congelamento das mãos e outras doenças causadas pelas baixas temperaturas. Este é, portanto, um dispositivo de segurança que vai muito além do conforto térmico: trata-se de um EPI que confere segurança e garante a saúde do trabalhador.

Para que o EPI cumpra sua função de maneira adequada e eficiente, o ideal é que ele seja feito de material impermeável e que seja fácil de manusear — de modo a permitir a livre movimentação das mãos do usuário. Caso a temperatura do local de trabalho seja extremamente baixa, pode ser necessário que o forro da luva seja feito de material térmico.

O que diz a legislação?

Independentemente da área de atuação e dos riscos envolvidos, as empresas têm o dever de fornecer gratuitamente os Equipamentos de Proteção Individual necessários para proteger o trabalhador dos riscos existentes em suas atividades laborais. Além disso, as organizações precisam oferecer orientação a respeito da forma correta de manusear os dispositivos e utilizá-los corretamente.










Comentários