Entre 2012 e 2016, foram registrados mais de 3,5 milhões de casos de acidente de trabalho em todo o território nacional. Mesmo assim, muitos empresários ainda enxergam a segurança do trabalho como um gasto desnecessário. Eles esquecem que a falta de investimento nesta área impacta negativamente no bolso do trabalhador e da empresa.
A segurança do trabalho torna a rotina na companhia mais segura e organizada, deixa o ambiente agradável e estimula os profissionais a trabalhar com melhor qualidade.
10 dicas para engajar colaboradores com segurança do trabalho:
1. Explique o que é segurança do trabalho
Muitos trabalhadores desconhecem o significado desse conjunto de medidas adotadas para minimizar os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais, que são aquelas provocadas por fatores relacionados com o ambiente profissional.
O primeiro passo para conseguir engajar os colaboradores é explicar o que é a segurança do trabalho. Convoque reuniões para abordar o assunto e distribua materiais explicativos que falem dos benefícios dessas medidas para todos.
2. Torne-se referência no assunto
Como a segurança do trabalho é um tema novo para muitas pessoas, elas precisarão de alguém que seja referência para esclarecer dúvidas, dialogar e propor ideias. Seja esta pessoa! É importante estar sempre disposto a compartilhar conhecimento.
A partir do momento em que você for coerente em suas ações, os demais trabalhadores o enxergarão como modelo a ser seguido. Isso é fundamental para despertar neles o comprometimento com as medidas preventivas da segurança do trabalho.
3. Estimule o espírito de equipe
O sucesso de qualquer ação não se restringe a uma boa ideia. Embora o trabalho individual tenha os seus benefícios, as equipes conseguem se destacar com melhores resultados — inclusive, com menos supervisão.
Para engajar os colaboradores com a segurança do trabalho, mostre que os benefícios apresentados anteriormente se tornarão realidade quando todos estiverem trabalhando juntos. Mostre como cada um é fundamental para o sucesso da jornada.
4. Promova treinamentos regulares sobre o tema
Chegou o momento de treinar todas as equipes da empresa. Mostre aos profissionais as causas que motivam acidentes, como a falta de conhecimento em relação aos riscos, assim como más orientações.
Organize e lidere seminários, debates, e encontros. Como técnico de segurança, fale com propriedade sobre todos os tópicos que precisam ser discutidos. Garanta que nenhum dos procedimentos de prevenção será esquecido durante uma emergência.
5. Reforce as lições de segurança do trabalho em testes
Não fique limitado ao campo teórico. Leve os colaboradores para praticar todos os procedimentos que foram explicados nos encontros que você organizou.
Com a prévia autorização da diretoria, separe um dia para que toda a companhia participe de uma simulação de emergência. Dependendo do trabalho realizado em sua empresa, talvez seja preciso realizar treinamentos específicos — como no caso de um lugar com muitos materiais inflamáveis.
Execute essas ações regularmente para que ninguém esqueça os procedimentos.
6. Forme líderes para ajudar no engajamento
Escolha os trabalhadores que estiverem mais interessados no assunto para transformá-los em líderes e/ou multiplicadores. Eles podem ficar responsáveis por núcleos pré-definidos, como as áreas em que atuam.
À medida que o tempo avançar, você poderá instruir os líderes e multiplicadores de conhecimento para que realizem encontros rápidos com suas respectivas equipes. Eles vão ajudar a motivar os demais profissionais e mantê-los sempre atualizados.
7. Sinalize todas as áreas de risco
Em uma emergência, é muito provável que algumas pessoas entrem em desespero e esqueçam momentaneamente as regras de segurança do trabalho. Por isso, sinalize todas as áreas de risco dentro da companhia.
A sinalização também é importante para alertar visitantes e os novos funcionários com relação a essas potenciais ameaças. Fixe quadros indicando as regras de segurança ou coloque um aviso de “perigo” nos lugares mais críticos.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) possui regras quanto ao tamanho e as cores da sinalização que visa a segurança no trabalho. Você confere detalhes nas seguintes normas: NR-26/NBR 6493 e NR-26/NBR 7195.
8. Compartilhe e ensine as normas da legislação
Os procedimentos que envolvem a segurança do trabalho não são uma mera iniciativa das empresas. Tratam-se de uma exigência da lei que as normas sejam efetivamente cumpridas.
Uma forma de reforçar os procedimentos é por meio do ensino das leis aos trabalhadores. Eles precisam entender o que há por trás de cada exigência e os motivos pelos quais devem segui-las.
Prepare uma cartilha falando especificamente das normas da legislação e inclua o conteúdo no treinamento. Em vez de apenas citá-las, apresente-as em uma linguagem mais acessível a todos e dê exemplos práticos — isso facilitará o entendimento.
9. Monitore constantemente as ações praticadas
Depois que toda a teoria foi vista e os colaboradores já estão praticando tudo o que foi estudado, será o momento de estabelecer indicadores de qualidade que precisam ser monitorados constantemente. Eles dirão se as ações estão corretas ou não.
O monitoramento também é importante para que você reconheça o empenho da equipe e possa apresentar à diretoria os resultados do seu esforço.
10. Reconheça os talentos e dê os feedbacks
Por fim, depois de todo o trabalho para engajar colaboradores com segurança do trabalho, chegou o momento de reconhecer quem realmente se engajou. Dê os feedbacks necessários para os membros das equipes, líderes e multiplicadores de conhecimento.
Esse retorno da pessoa que eles têm como referência é fundamental para que se mantenham motivados.
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