Escada Singela



A chamada escada singela é aquela que precisa ser encostada a uma parede ou estrutura para ser utilizada. Ela pode ser extensível ou não, sendo feita de madeira ou de qualquer outro material. Em geral, seus degraus são mais separados em comparação a outros modelos de escada, sendo mais recomendado para uso profissional.

Características da escada singela e como funciona

A escada singela possui as seguintes características:

Alcançar alturas maiores;
Possibilidade de extensão;
Leveza;
Boa resistência;
Não conduz eletricidade (modelos de madeira);
Aguenta bastante peso;
Variada quantidade de degraus.

Como funciona a escada singela?

As escadas singelas tradicionais devem ser apoiadas na parede ou em outro lugar fixo. É preciso também usar corda de segurança para evitar quedas. Podem ser utilizadas para pequenos consertos, que exigem subir no telhado, por exemplo.

O funcionamento da escada singela varia de acordo com o modelo escolhido: aquelas que possuem patamar “não pise” podem ser apoiadas no chão, e permitem que se coloque algo no último degrau — como uma lata de tinta. Essas escadas servem para auxiliar em tarefas como limpeza de janelas em piso térreo e pintura de casas.

Os modelos extensíveis podem ser apoiados no chão, quando se pretende usar apenas parte da escada (funcionando de forma semelhante às que possuem patamar, com a diferença que não é possível apoiar nenhum material ali) ou com a parte extensível em uso, aumentando a quantidade de degraus. Esse tipo de escada é muito comum entre os técnicos de telefonia e luz, já que necessitam subir nos postes.

Profissões que utilizam a escada singela

Embora possa ser utilizada em casa para a realização de atividades simples — como na pintura de um cômodo —, o uso da escada singela é mais comum dentro de ramos profissionais como:

Pintores
Esses profissionais usam a escada para realizar a pintura externa de casas e apartamentos, com o objetivo de alcançar maiores alturas. Podem optar pelas escadas com apoio, colocando a lata de tinta ou outros pincéis nesse espaço, facilitando o trabalho.

Profissionais de limpeza

Para o andar térreo, as escadas com patamar “não pise” são bastante práticas na limpeza de vidros e janelas. Podem ser utilizadas tanto por diaristas ou empresas especializadas em limpar vidros externos.

Pedreiros

Pedreiros e auxiliares de obras também precisam da escada singela, podendo usá-la nos consertos e reformas feitos em telhados ou durante a construção de um imóvel. A escada extensível com apoio é a mais utilizada nessas tarefas.

Técnicos de telefonia, internet e luz

Profissionais que trabalham instalando e arrumando fios de telefonia, internet ou luz precisam utilizar as escadas singelas durante suas atividades. Normalmente, são necessários modelos maiores e mais altos — exigindo o uso de modelos extensíveis e Equipamentos de Proteção Individual específicos para trabalho em altura.


Comentários