Pular para o conteúdo principal

Escada Singela



A chamada escada singela é aquela que precisa ser encostada a uma parede ou estrutura para ser utilizada. Ela pode ser extensível ou não, sendo feita de madeira ou de qualquer outro material. Em geral, seus degraus são mais separados em comparação a outros modelos de escada, sendo mais recomendado para uso profissional.

Características da escada singela e como funciona

A escada singela possui as seguintes características:

Alcançar alturas maiores;
Possibilidade de extensão;
Leveza;
Boa resistência;
Não conduz eletricidade (modelos de madeira);
Aguenta bastante peso;
Variada quantidade de degraus.

Como funciona a escada singela?

As escadas singelas tradicionais devem ser apoiadas na parede ou em outro lugar fixo. É preciso também usar corda de segurança para evitar quedas. Podem ser utilizadas para pequenos consertos, que exigem subir no telhado, por exemplo.

O funcionamento da escada singela varia de acordo com o modelo escolhido: aquelas que possuem patamar “não pise” podem ser apoiadas no chão, e permitem que se coloque algo no último degrau — como uma lata de tinta. Essas escadas servem para auxiliar em tarefas como limpeza de janelas em piso térreo e pintura de casas.

Os modelos extensíveis podem ser apoiados no chão, quando se pretende usar apenas parte da escada (funcionando de forma semelhante às que possuem patamar, com a diferença que não é possível apoiar nenhum material ali) ou com a parte extensível em uso, aumentando a quantidade de degraus. Esse tipo de escada é muito comum entre os técnicos de telefonia e luz, já que necessitam subir nos postes.

Profissões que utilizam a escada singela

Embora possa ser utilizada em casa para a realização de atividades simples — como na pintura de um cômodo —, o uso da escada singela é mais comum dentro de ramos profissionais como:

Pintores
Esses profissionais usam a escada para realizar a pintura externa de casas e apartamentos, com o objetivo de alcançar maiores alturas. Podem optar pelas escadas com apoio, colocando a lata de tinta ou outros pincéis nesse espaço, facilitando o trabalho.

Profissionais de limpeza

Para o andar térreo, as escadas com patamar “não pise” são bastante práticas na limpeza de vidros e janelas. Podem ser utilizadas tanto por diaristas ou empresas especializadas em limpar vidros externos.

Pedreiros

Pedreiros e auxiliares de obras também precisam da escada singela, podendo usá-la nos consertos e reformas feitos em telhados ou durante a construção de um imóvel. A escada extensível com apoio é a mais utilizada nessas tarefas.

Técnicos de telefonia, internet e luz

Profissionais que trabalham instalando e arrumando fios de telefonia, internet ou luz precisam utilizar as escadas singelas durante suas atividades. Normalmente, são necessários modelos maiores e mais altos — exigindo o uso de modelos extensíveis e Equipamentos de Proteção Individual específicos para trabalho em altura.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância e como instalar e da tela tapume para isolamento de área.

Também conhecidas no meio da Construção Civil como tela tapume, a tela tapume possui duas finalidades básicas associadas ao isolamento de áreas: servir de barreira sinalizadora de obras (especialmente as viárias) e fazer o fechamento periférico de andares durante a construção. Trata-se de um dispositivo de segurança que geralmente é apresentado na cor laranja, de modo a chamar a atenção e cumprir sua função de sinalização. Qual a importância da tela tapume? As telas tapume são fundamentais para garantir a segurança dos profissionais que estão trabalhando na área isolada, bem como proteger os demais pedestres e veículos que podem estar passando pelo local. O dispositivo serve como delimitador de áreas com acesso restrito e potencialmente perigosas, ajudando na prevenção de acidentes em locais de risco e evitando a presença de pessoas desavisadas. Em geral, a tela tapume é fabricada em polipropileno, um plástico resistente e capaz de suportar chuva, sol e ventos. Este nã...

Capacetes de Segurança e suas Cores.

Você sabia da existência de uma norma regulamentadora que é totalmente responsável pela normatização do uso de EPI (Equipamento de Segurança Individual), equipamentos esses pensados para melhor segurança para dos funcionários de uma obra. O capacete de segurança é um deles, item obrigatório dentro de qualquer obra e exigidos quando: 1 – Quando as medidas de segurança da obra, não oferecem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais; 2 – Durante a implantação das medidas de proteção coletiva; 3 – No atendimento de situações de emergência; Ao longo dos anos, um padrão foi aparecendo dentro das obras, mesmo estabelecido pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção do Acidentes), porem esta norma não é definida oficialmente e as cores podem ser definidas pelas empresas. Veja o significado das cores dos capacetes a seguir: Cinza – Engenheiro Branco – Engenheiro e Mestre de Obras Azul – Pedreiros ...

Quais EPIs mais usados para membros superiores e inferiores.

Em geral, os EPIs destinados à proteção dos membros superiores correspondem a vestimentas e acessórios que protegem os braços e mãos do trabalhador, enquanto os dispositivos para proteção dos membros inferiores preservam as pernas e os pés dos riscos de acidentes de trabalho. EPIs para proteção dos membros superiores. A maioria das atividades laborais exige muito dos braços e mãos, mas existem algumas em que há mais ainda mais risco a esses membros. É o caso, por exemplo, de trabalhadores que operam máquinas de grande porte e equipamentos elétricos, que estão sujeitos a choque elétrico, queimaduras, cortes e perfurações, além de contato com agentes contaminantes. A lista básica de EPIs para proteção dos membros superiores inclui: Luvas de vaqueta ou luvas de raspa : servem para proteger as mãos contra produtos abrasivos, escoriantes e perfurocortantes; Luva isolante : preserva as mãos e braços contra choque elétrico; Luvas nitrílicas : indicadas para proteger o...