Principais ferramentas usadas para cortar madeira




O corte de madeira é uma das principais etapas do processamento desta matéria-prima largamente usada em estruturas, móveis, utensílios e diversos outros bens de consumo. Existem diversas ferramentas que se destinam a cortar e processar a madeira, e conhecer cada uma delas é importante para saber escolher a mais adequada para seu trabalho e adotar os cuidados adequados para sua segurança.

Principais ferramentas para cortar madeira

Serrote

O serrote é uma ferramenta para corte de madeira que possui uma lâmina larga, dentes afiados e travados, utilizada preferencialmente por carpinteiros.

Serra de arco

Popularmente conhecida como segueta, a serra de arco é indicada para madeiras, compensados, plásticos e metais.

Serra de fita

A serra de fita é uma ferramenta elétrica capaz de realizar cortes retos ou irregulares, produzindo resultados em formatos variados, inclusive com ondulações ou círculos.

Serra de esquadria

Utilizada para o corte de madeiras em diferentes ângulos, a serra de esquadria é indispensável para diversos segmentos.

Serra circular

É dotada de um disco ou uma lâmina metálica, podendo ser apresentada em diversos tipos de serra circular, sendo que as dotadas de mais dentes são mais adequadas a trabalhados mais minuciosos.

Motosserra

É a ferramenta mais adequada para a extração da madeira, e serve para cortar e podar árvores.

Broca chata

A broca chata para madeira geralmente é fabricada com aço carbono, dotado de três arestas de corte e afiação especial. Com um tratamento térmico especial, a broca chata tem melhor performance na perfuração de madeiras secas ou úmidas.

Serra tico-tico

Adequada a pequenos reparos em madeira e outros materiais, as serras tico tico são geralmente utilizadas para cortes realizados em bancadas.

EPIs necessários para lidar com madeira

É fundamental que os profissionais sempre usem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para trabalhar com ferramentas de corte, de modo a evitar cortes e perfurações de variados níveis de gravidade. Os principais EPIs nesse caso são:

* Óculos de proteção;
* Luvas de segurança;
* Capacete;
* Uniforme;
* Protetor auricular.

Comentários