Cuidados e riscos no Manuseio de Máquinas e Equipamentos


Para evitar acidentes de diferentes escalas, o primeiro detalhe a ser observado é o treinamento técnico do profissional. Uma máquina de grande porte exige conhecimento apurado para a sua utilização, afinal são diversos comandos e etapas planejadas e que devem ser cumpridas com precisão. Inclusive, quando olhamos para o prisma da segurança, um bom treinamento e constantes atualizações podem evitar acidentes no dia a dia.

Isso acontece porque os riscos são muito grandes, principalmente quando pensamos em máquinas e equipamentos que trabalham com forças elevadas, cortes e energização constante. Todo cuidado é pouco e é preciso atenção 100% do tempo, afinal o mais simples descuido pode provocar acidentes gravíssimos!

No Brasil, a NR-12 é a norma regulamentadora que determina os parâmetros de segurança que devem ser seguidos por empresas que contam com máquinas e equipamentos.  Estabelece também os padrões de funcionamento para garantir que máquinas e equipamentos atendam aos requisitos mínimos de segurança, tudo para evitar problemas futuros.

Alguns riscos envolvidos

- O trabalhador ficar preso, suas mãos ou peça de roupa, entre engrenagens e cilindros que fazem movimentos circulares.

- Também entre uma corrente ou correia com suas respectivas polias.

- Em máquinas de corte, contato com a serra (parte girante) ou em um esmeril (com a parte fixa).

- Choques com intensidades variadas devido a fios desencapados ou mesmo contato da pele com áreas energizadas.

- Queimaduras nas mãos e no rosto por falta do uso de luvas e máscara e óculos de proteção durante trabalho em máquinas que geram temperaturas elevadas e promovem faíscas constantes.

Cuidados necessários

- O trabalhador deve evitar a todo custo o uso de relógios, pulseiras, anéis e outros adereços que possam se prender nas máquinas e equipamentos.

- Roupas inadequadas também podem provocar acidentes, como camisas muito folgadas.

- Jamais remova tampas ou acesse áreas de um equipamento sem a devida atenção aos padrões técnicos de segurança.

- Faça sempre o travamento necessário assim que a máquina for desligada ou estiver parada por manutenção.

EPIs

Além do treinamento e de cursos, palestras e encontros para aperfeiçoamento, e atenção aos riscos e cuidados, o trabalhador também tem o direito de contar com os equipamentos de proteção individual mais indicados para manuseio de máquinas e equipamentos. A empresa deve fornecer, obrigatoriamente, óculos de proteção, luvas, capacetes, protetores auriculares e todo os demais EPIs para cada atividade.

Comentários