Saiba quais os Principais Indicadores de Segurança do Trabalho


Problemas? Confira indicadores de segurança do trabalho que devem ser regularizados

1 – Dê olho nas multas

Quando os principais aspectos da segurança do trabalho não estão adequados e o Ministério do Trabalho realiza inspeções, as multas chegam! Toda e qualquer empresa está sujeita a isso e deve se atentar às leis de segurança do trabalho, justamente para evitar as multas que podem ser pesadas. Nesse cenário, contabilizar os gastos com pagamento de tais multas é um bom indicador de segurança do trabalho, para saber como está sendo tratado esse aspecto dentro da empresa.

2 – Inspeções rotineiras

Outro indicador de segurança do trabalho é uma boa inspeção. Ou melhor, inspeções de segurança em máquinas, instalações, veículos, ferramentas, EPIs e outros elementos que devem estar adequados às exigências legais. Uma boa dica para que isso se torne uma rotina saudável e duradoura, é criar um planejamento de inspeções de segurança com profissionais indicados e qualificados, ter um check-list em mãos do que está sendo verificado e um calendário fixo de inspeções.

3 – Não conformidades na empresa

O número de não conformidades encontradas em inspeções de segurança também é um forte indicador.  Verifique e faça um acompanhamento de todas as não conformidades encontradas em cada uma das inspeções. Dessa maneira, a cada nova avaliação, é possível determinar se as não conformidades estão aumentando ou diminuindo. Evidentemente, não custa nada reforçar, em situações de extremo perigo aos colaboradores, as não conformidades devem ser reportadas imediatamente para que todas as medidas corretivas sejam aplicadas.

4 – Exames de saúde dos colaboradores

É comum que muitos gestores pensem em segurança somente em relação aos riscos de acidentes físicos, como torções, pancadas, queda de objetos, queimaduras, etc. Porém, um indicado de segurança do trabalho que também deve ser considerado é aquele que analisa o número de exames de saúde solicitado pelos médicos do trabalho. Tais exames podem conter diversos casos de lesão por esforço repetitivo, o LER, problemas de estresse e vários outros. Para tal, você pode solicitar ao(s) médico(s) de trabalho da empresa o envio de relatórios semanais ou mensais com esse tema.

Comentários