Pular para o conteúdo principal

Entenda como fazer o armazenamento de produtos químicos


Muito utilizados em laboratórios e indústrias, os produtos químicos são materiais que podem trazer sérios riscos à saúde e ao meio ambiente. É muito importante que as empresas que fazem uso desse tipo de produto se atentem à sua forma de armazenamento, transporte e manuseio. Visto que esses materiais podem causar liberação de gases tóxicos e inflamáveis, lesões e queimaduras na pele, e até mesmo explosões.

Para que se tenha o devido armazenamento de produtos químicos, é necessário que se conheça a família dos itens, a fim de armazená-los em lugares apropriados para que não ocorra nenhum incidente. Se você tem dúvidas sobre qual a melhor forma de armazenamento, continue lendo este post, pois nele você encontrará diversas dicas para lidar com os produtos químicos. Confira!

Entenda como os produtos químicos são classificados

Os produtos químicos são divididos em 4 principais tipos, são eles: 

- Tóxicos: são aqueles que podem causar envenenamento por inalação, absorção ou ingestão;

- Explosivos: são substâncias que quando passam pelo processo de queima liberam grande quantidade de gases inflamáveis, que causam combustão com facilidade;

- Corrosivos: conseguem destruir tecidos vivos;

- Radioativos: substâncias nas quais seus átomos têm a capacidade de liberação espontânea de radiação de seus núcleos.

Cada um desses tipos de produtos tem a sua própria maneira de serem armazenados e a Norma Regulamentadora (NR) 20 estabelece requisitos para a sua gestão, a fim de garantir segurança e evitar acidentes.

Conte com um almoxarifado adequado

Os produtos químicos não devem ser armazenados em lugares que não tenham uma boa infraestrutura para os estocar. Os almoxarifados destinados a esse tipo de material devem ser devidamente projetados para receber esses materiais e conter algumas exigências previstas em norma para evitar acidentes.

Eles precisam ter um bom sistema de refrigeração, isso devido ao ponto de fulgor de algumas substâncias. Precisam ter um sistema de ventilação eficiente que conte com exaustores, para evitar o acúmulo de quaisquer gases tóxicos que possam ser produzidos. Também, devem conter extintores de incêndio, conforme previsto em norma nas suas disposições. Além disso, o ambiente deve ser todo sinalizado para deixar explícitas, de maneira de fácil compreensão, os riscos presentes no local.

É importante, ainda, que a rede elétrica desses almoxarifados sejam a prova de explosão e que todos os produtos tenham uma etiqueta de identificação. Não é aconselhável que esses produtos sejam colocados no chão, o ideal é colocá-los em prateleiras, de preferências largas, para que possam ter ventilação.

Os almoxarifados, não devem ser organizados em ordem alfabética, mas sim por grupos compatíveis, visando evitar a reação química de um produto com o outro. É importante também que se tenham barreiras físicas de um para o outro.

Nos laboratórios

Em caso de produtos químicos para laboratórios, a armazenagem dos mesmos não devem ser feita nas próprias bancadas de trabalho. Eles precisam de um lugar específico e em pouca quantidade, sendo permitido somente o que for ser consumido em um determinado período.

Mantenha a atenção ao manusear os produtos

O manuseio de produtos químicos deve ser feito com bastante cuidado, para garantir a segurança e integridade física do trabalhador. É muito importante ler o rótulo do produto antes de utilizá-lo, para que não haja confusão entre um material e outro.

É importante também que, para o manuseio, o operador tenha treinamento para saber de fato com o que está lidando. Outro ponto a ser ressaltado é que as embalagens não devem ser reutilizadas para outros produtos e que seu descarte seja feito em locais apropriados, separados do lixo comum.

Use sempre equipamentos de segurança

A utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) para o manuseio de produtos químicos também é de extrema importância. Esses produtos podem causar diversos tipos de danos ao trabalhador. Isso porque o contato direto com eles pode causar lesões de pele, queimaduras, intoxicação, problemas respiratórios e até a morte.

Uma série de EPIs devem ser utilizados ao se manusear esses materiais:

- Óculos; 
- Capuz;
- Protetores faciais, que protegem o rosto e a cabeça de algum respingo;
- Luvas que mantenham o tato, para que se consiga manipular bem e, ao mesmo tempo, evitar o contato com a pele;
- Botas emborrachadas;
- Máscaras respiratórias, pois muitos desses produtos têm uma volatilidade muito alta e não podem ser inalados;
- Vestimenta completa, que cubra bem os braços e pernas, além de um avental.

É proibido trabalhar com esses produtos sem a devida utilização dos EPIs, por esse motivo, é muito importante que a empresa tenha um profissional habilitado em segurança do trabalho, para poder orientar e fiscalizar os trabalhadores.

Tenha os devidos cuidados no transporte

O transporte de produtos químicos deve ser feito com muita cautela e contar com profissionais certificados e treinados para realizá-la. É uma operação que envolve muitos riscos, tanto para as pessoas que estão transportando a carga como para quem está nas vias de circulação. Visto que em caso de acidentes as proporções podem ser muito grandes.

Deve-se ter cuidado também com o meio ambiente quando se trata do manuseio e transporte desse tipo de carga. Portanto, para fazê-lo, a empresa precisa ter uma série de documentos. Esses produtos podem causar danos severos à natureza se não tomadas as devidas precauções.

Primeiramente, o motorista deve passar por um treinamento e ter uma certificação de que está apto para transportar aquele material. Também, deve-se ter consigo documentos, como nota fiscal, licenças ambientais, certificados de inspeção. Ainda, a carga deve estar armazenada adequadamente conforme as normas da ANVISA. Além disso, o trajeto da viagem deve ser planejado e ser respeitado o tempo de descanso obrigatório por lei para o motorista, visando a redução do risco de acidentes.

Essas são algumas medidas que devem ser tomadas no armazenamento de produtos químicos, bem como no seu manuseio e transporte. É importante que os profissionais responsáveis pela segurança do trabalho da empresa estejam sempre atualizados com as normas vigentes e promovam um adequado treinamento para os funcionários.

Se essas dicas tiverem ajudado a esclarecer suas dúvidas, compartilhe este post nas suas redes sociais, para que mais pessoas entendam e vejam a necessidade de tomar todos esses cuidados com os produtos químicos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância e como instalar e da tela tapume para isolamento de área.

Também conhecidas no meio da Construção Civil como tela tapume, a tela tapume possui duas finalidades básicas associadas ao isolamento de áreas: servir de barreira sinalizadora de obras (especialmente as viárias) e fazer o fechamento periférico de andares durante a construção. Trata-se de um dispositivo de segurança que geralmente é apresentado na cor laranja, de modo a chamar a atenção e cumprir sua função de sinalização. Qual a importância da tela tapume? As telas tapume são fundamentais para garantir a segurança dos profissionais que estão trabalhando na área isolada, bem como proteger os demais pedestres e veículos que podem estar passando pelo local. O dispositivo serve como delimitador de áreas com acesso restrito e potencialmente perigosas, ajudando na prevenção de acidentes em locais de risco e evitando a presença de pessoas desavisadas. Em geral, a tela tapume é fabricada em polipropileno, um plástico resistente e capaz de suportar chuva, sol e ventos. Este nã...

Capacetes de Segurança e suas Cores.

Você sabia da existência de uma norma regulamentadora que é totalmente responsável pela normatização do uso de EPI (Equipamento de Segurança Individual), equipamentos esses pensados para melhor segurança para dos funcionários de uma obra. O capacete de segurança é um deles, item obrigatório dentro de qualquer obra e exigidos quando: 1 – Quando as medidas de segurança da obra, não oferecem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais; 2 – Durante a implantação das medidas de proteção coletiva; 3 – No atendimento de situações de emergência; Ao longo dos anos, um padrão foi aparecendo dentro das obras, mesmo estabelecido pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção do Acidentes), porem esta norma não é definida oficialmente e as cores podem ser definidas pelas empresas. Veja o significado das cores dos capacetes a seguir: Cinza – Engenheiro Branco – Engenheiro e Mestre de Obras Azul – Pedreiros ...

Quais EPIs mais usados para membros superiores e inferiores.

Em geral, os EPIs destinados à proteção dos membros superiores correspondem a vestimentas e acessórios que protegem os braços e mãos do trabalhador, enquanto os dispositivos para proteção dos membros inferiores preservam as pernas e os pés dos riscos de acidentes de trabalho. EPIs para proteção dos membros superiores. A maioria das atividades laborais exige muito dos braços e mãos, mas existem algumas em que há mais ainda mais risco a esses membros. É o caso, por exemplo, de trabalhadores que operam máquinas de grande porte e equipamentos elétricos, que estão sujeitos a choque elétrico, queimaduras, cortes e perfurações, além de contato com agentes contaminantes. A lista básica de EPIs para proteção dos membros superiores inclui: Luvas de vaqueta ou luvas de raspa : servem para proteger as mãos contra produtos abrasivos, escoriantes e perfurocortantes; Luva isolante : preserva as mãos e braços contra choque elétrico; Luvas nitrílicas : indicadas para proteger o...