terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Fita Isolante de Alta Tensão: Como Usar e sua Importância



A fita isolante de alta tensão é um produto mais reforçado do que a fita isolante comum, apresentando uma elevada resistência a cargas elétricas e desgastes físicos como movimentação e tração. Além disso, ela é extremamente resistente a produtos químicos.

Fita isolante de alta tensão: para que serve?

As fitas isolantes de alta tensão são utilizadas principalmente em emendas e terminações de cabos de baixa, média e alta voltagem, sendo também indicadas para a realização de pequenos reparos em mangueiras que passam fluidos como água, ar e óleo, além de vedações em geral, isolamentos elétricos e fixações.

Uma das principais características deste tipo de material é sua capacidade de isolamento em casos de tensões elevadas e sua variedade de aplicação, podendo ser colocado em superfícies de metal, plástico, madeira e couro.

A fita de alta tensão possui um isolamento elétrico de 69 mil kV, enquanto a fita isolante comum possui um limite de tensão de 750V. Claro que esse número depende de como e onde a fita é utilizada e, por isso, é fundamental que ela seja aplicada em diversas camadas para que se fundam e criem um isolamento que garanta maior durabilidade e resistência.

É recomendado ainda que, após a sua aplicação, seja acrescentada uma camada de fita isolante para proteger o material e deixá-lo ainda mais firme e seguro. Além disso, é imprescindível que a aplicação seja feita por um profissional altamente capacitado e que esteja utilizando os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados para evitar qualquer tipo de risco, especialmente os relacionados a choques elétricos.

Exemplos de uso da fita de alta tensão

Isolamento de cabos de potência elétrica de 69kV;

Vedação contra umidade;

Proteção contra a penetração de umidade pelas pontas da fita;

Proteção de cabos de ferramentas profissionais;

Isolante elétrico nas emendas e terminações de cabos que suportam temperaturas de 140ºC, em regime de emergência.

Qual a importância do uso da fita isolante de alta tensão?

O uso desse tipo de fita é muito importante para a segurança do trabalho, pois ela pode se adaptar a qualquer superfície e por possuir um filme protetor que se destaca automaticamente com o alongamento da fita, possibilitando maior economia de tempo, excelente rendimento e agilidade na aplicação. 

Pode ser alongada em 100%;

Possui maior aderência e vedação;

Resistente a umidade e substâncias químicas;

Maior durabilidade se fixado junto com a fita isolante comum;

Fácil remoção;


Alto poder de isolamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário