terça-feira, 6 de março de 2018

Dicas de segurança do trabalho no escritório




Realize a manutenção periódica das instalações prediais
É importante programar a manutenção das instalações dos setores administrativos, principalmente daquelas que oferecem maior risco — como é o caso de instalações elétricas, elevadores, escadas, sacadas e tetos.

Esteja atento à proteção contra incêndio
O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros é uma exigência para diversas atividades empresariais. O documento só emitido quando a empresa cumpre todos os requisitos técnicos de segurança. Para isso, a empresa deve contratar um profissional qualificado para fazer as adequações necessárias, tais como: saídas de emergência, rota de fuga sinalizada e iluminada, extintores de incêndio em locais estratégicos, treinamento dos funcionários, locais adequados para produtos inflamáveis e/ou explosivos, entre outras medidas de segurança.

Invista em ergonomia de correção
O objetivo da ergonomia é criar ambientes de trabalho adaptados às necessidades dos funcionários, com foco na saúde e segurança. Existem diferentes tipos de ergonomia, sendo que a chamada ergonomia de correção tem justamente a finalidade de remodelar o arranjo físico e as instalações do ambiente de trabalho de modo a equilibrar as condições de temperatura, iluminação, ruído, ventilação e mobiliário.

Cuidado com carpetes mal colocados e pisos escorregadios
Um carpete velho e que está descolando em alguns pontos é um fator de risco, pois um funcionário pode tropeçar, cair e sofrer alguma fratura. O mesmo acontece com pisos escorregadios, que colocam em risco a segurança dos funcionários, principalmente se estiverem úmidos ou encerados. Portanto, a manutenção do carpete e o uso de revestimentos antiderrapantes são as melhores soluções.

Mantenha o ambiente de trabalho livre de cigarro
A lei contra o fumo em ambientes de uso público existe, mas muitas vezes é desrespeitada. Além de poluir o ambiente e causar diversos males à saúde, o cigarro oferece o risco de incêndios, especialmente se algum funcionário tem o hábito de jogar bitucas ainda acesas no cesto de lixo.

Não esqueça da sinalização de segurança
A sinalização de segurança é importante mesmo para situações sem emergência. O pessoal responsável pela limpeza e serviços de manutenção, por exemplo, deve sinalizar as áreas onde estão trabalhando para evitar a aproximação das pessoas. O ideal é que os avisos, além de bem visíveis, sejam colocados a uma distância segura e não em frente ao próximo passo de uma pessoa desatenta com o que está ocorrendo ao redor.

Invista no treinamento do pessoal

É essencial que a empresa realize palestras e simulações de acidentes para preparar os funcionários a lidar com situações de risco. É importante que todos conheçam os protocolos de segurança no trabalho para saber como agir em caso de sinistro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário