terça-feira, 24 de abril de 2018

Dicas para se proteger do estresse térmico na construção civil.




A sobrecarga térmica ou estresse térmico em quem trabalha nos canteiros de obras pode trazer alguns efeitos tanto que desconfortáveis, não só fisicamente, mas como também psicologicamente.
Este problema muitas vezes atrapalha não só o serviço, mas afeta a saúde e bem estar do profissional, que está regularmente realizando atividades laborais que exigem força, foco e resistência.

Dicas para evitar o estresse térmico

Hidrate-se

Procure ter uma garrafa de água (de preferência de vidro) sempre por perto, em um local fresco e arejado para que esteja em uma temperatura ideal para se beber.

A dica também é evitar refrigerante e energéticos, justo porque para estas atividades que demandam esforço no calor é necessária a reposição de sódio.

Tenha uma alimentação adequada

Evite alimentos com alto índice de gordura, como fast-foods, salgadinhos e frituras.
Procure ter uma alimentação mais leve durante os períodos de maior calor do dia, assim você irá evitar o desconforto.

Deixe o trabalho mais pesado para o período da manhã

Aproveite o período da manhã para realizar as tarefas mais pesadas e deixe as mais leves para o período onde o sol estará mais forte.

Vista-se de forma leve

Largue os uniformes pesados do inverno e adote vestimentas mais leves para o verão, assim você garante mais circulação de ar e acaba sofrendo menos com o calor, vale também proteger sua cabeça contra os efeitos do calor.

Proteja-se dos raios UVA e UVB

Nesta época é muito importante usar um protetor solar de boa qualidade com proteção UVA e UVB para proteger a pele de possíveis insolações.

Faça pausas

Existe uma legislação que determina pausas ligadas aos tipos de atividades realizadas (leve, moderada, pesada) no ambiente da construção civil, saiba usar elas nos momentos de calor mais intensos do dia, além disso, o rodízio dos trabalhadores nas atividades também é aconselhável.

Promova a ventilação do ambiente

Quando puder promova a ventilação do ar com ventiladores em ambientes com temperaturas inferiores a 29ºC e controle a umidade relativa ao ar.

Procure ter um bom condicionamento físico

Um bom condicionamento físico influência diretamente na resistência ao calor, por isso, em seu tempo livre procure realizar atividades físicas ou caminhadas.

Normas legais referentes ao estresse térmico Existem algumas normas vigentes que determinam condições para trabalhos em ambientes expostos ao calor, são essas:

 NR-17 Ergonomia;
NR-21 Trabalhos a céu aberto;
Norma ISO 7730: Medição do conforto térmico PMV2 e PPD3;
Norma ISO 7243: Indicador para avaliação da sobrecarga térmica WBGT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário