terça-feira, 21 de maio de 2019

Importância e função do cinto de segurança para obra



Os Equipamentos de Proteção Individual, popularmente identificados pela sigla EPI, são itens obrigatórios e que garantem a segurança dos trabalhadores durante a realização de suas atividades dentro de uma empresa. A principal função desses equipamentos é manter a saúde, o bem-estar e a segurança dos profissionais enquanto presta determinado serviço para seu empregador.

As empresas têm a obrigação de fornecer EPIs adequados e de qualidade para todos os seus trabalhadores. Itens danificados ou com problemas não devem ser utilizados pelos funcionários que, por sua vez, têm o direito de exigir que a empresa compre novos equipamentos que estejam em condições de cumprir com sua função de garantir a proteção de todos.

Cinto de segurança para obra

Os cintos de segurança para trabalho em altura são um tipo de Equipamento de Proteção Individual utilizado principalmente em obras e construções, bem como demais locais que exigem que o profissional fique a mais de dois metros do chão para exercer suas funções — seja em plataformas, andaimes ou até mesmo dentro de escavações, poços e minas.

Esse tipo de trabalho oferece um alto risco ao funcionário, que está sujeito a sofrer quedas e suas consequências. Para garantir a segurança dos empregados e evitar acidentes, existem diversas Normas Regulamentadoras para trabalho em altura, que estabelecem os procedimentos e requisitos essenciais para a segurança e saúde do trabalho.

A Norma Regulamentadora de número 6 (NR 6) é responsável por determinar a necessidade de utilização dos EPIs para trabalho em altura. Além do cinto de segurança, outros equipamentos obrigatórios para essas situações são: a cadeira suspensa, o trava quedas, o talabarte e o mosquetão. A necessidade de utilização destes equipamentos varia de acordo com a função a ser realizada e as características do ambiente.

O cinto de segurança para obra é indispensável em todos os trabalhos que podem ser classificados como “em altura”. Esses EPIs são produzidos com material sintético e peças metálicas, podendo suportar o peso de uma pessoa com tranquilidade e segurança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário